Se por algum motivo você não pode utilizar a configuração automática de IP’s, veja como definir um endereço IP estático no Centos ou RHEL.
Em ambientes empresariais, os computadores recebem a configuração de rede automaticamente, o que inclui diversas informações necessários ao correto funcionamento do PC (como o roteador, mascara de rede e também o endereço IP).
Embora isso seja conveniente e comodo, nem sempre é a solução ideal para todos os casos. Em algumas situações, o ideal é que computador especifico receba um endereço IP especifico.
Um bom exemplo disso, é o próprio servidor, que será procurado pelos serviços e PC’s da rede. Obviamente existem outros cenários em que um IP fixo é necessário.
Ainda que a configuração de IP fixo possa ser feita via servidor DHCP (que fornece ips automaticamente para toda a rede), a configuração manual (e local) ainda é o modo mais prático e seguro de garantir que um computador receba o IP correto.
E nesse tutorial, vou mostrar como definir um endereço Ip estático para o seu servidor Centos ou RHEL.
Como definir um endereço IP estático no Centos ou RHEL
Para definir um endereço IP estático no Centos ou RHEL, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Edite o arquivo de configuração do dispositivo /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-enp0s3, usando o comando abaixo. Se você preferir usar seu editor favorito (ou um que esteja disponível), substitua o comando vi por ele;
vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-enp0s3
Passo 3. Ao editar, ignore ou remova as linhas IPV6, se você não estiver usando protocolos IPV6;
Passo 4. Quando terminar, salve o arquivo e reinicie a interface usando os comandos abaixo, ou, apenas reinicie o servidor;
ifdown enp0s3
ifup enp0s3
Pronto! Para checar se está tudo certo, você pode tentar fazer o login a partir de outra máquina via ssh para o novo endereço IP no servidor.