Segundo informações do site 9to5Mac, um código iOS 17.2 beta revela que a Apple permitirá o sideload de apps.
A Apple sempre foi contra permitir que usuários do iPhone carregassem aplicativos no iPhone, um recurso que é comumente chamado de sideload.
Mas agora, um código no iOS 17.2 beta revela que a Apple permitirá o sideload de apps.
iOS 17.2 beta revela que a Apple permitirá o sideload de apps
Sim. O iOS 17.2 beta revela que a Apple permitirá o sideload de apps. Sideloading ocorre quando aplicativos de uma loja de aplicativos de terceiros são baixados em um telefone.
O Google permite que usuários do Android façam isso, mas a Apple não ganhou o apelido de “jardim murado”.
A Apple afirma que os aplicativos instalados no iPhone de uma loja de aplicativos de terceiros podem conter malware ou outros problemas de segurança e, como a Apple não pode examinar aplicativos não baixados da App Store, ela acredita que é melhor simplesmente não permitir isso.
Outra razão pela qual a Apple não deseja permitir o sideload no iPhone é impedir que os desenvolvedores listem seus aplicativos iOS em uma loja de aplicativos de terceiros como uma forma de evitar pagar à Apple até 30% de sua receita no aplicativo.
Como a App Store é a única loja oficial de aplicativos iOS, não há como escapar do chamado “Imposto Apple”, a menos que um desenvolvedor pare de aceitar compras no aplicativo.
Contudo, a Lei dos Mercados Digitais (DMA, ou Digital Markets Act) da UE afirma que os usuários de dispositivos móveis devem poder instalar aplicativos de lojas de terceiros.
No início deste ano, Mark Gurman, responsável pela Bloomberg na Apple, disse que a Apple permitiria o sideload, mas apenas nos 27 países membros da UE, o que limitaria qualquer dano causado por aplicativos maliciosos.
Também forneceria à Apple alguns dados da vida real para ver se deveria permitir o sideload em outros mercados.
9to5Mac descobriu que o iOS 17.2 beta contém código interno que daria permissão a aplicativos de terceiros para instalar outros aplicativos. Com esse recurso, os desenvolvedores seriam capazes de criar sua própria loja de aplicativos iOS de terceiros.
O código também possui um bloqueio de região que permitiria à Apple restringir o sideload a países específicos. Isso faz sentido se a Apple for forçada a permitir o sideload pelo DMA.
A Apple tem até março próximo para se alinhar com o DMA, mas você pode ter certeza de que Tim Cook e sua equipe tentarão de tudo para evitar que o sideload seja forçado à Apple, mesmo que seja apenas em 27 países da UE.
E no mês anterior, em fevereiro, o DMA poderia mudar de ideia e chamar o iMessage de “gatekeeper”, o que forçaria a Apple a adicionar suporte para Rich Communication Services (RCS) ao seu aplicativo de mensagens. Isso também seria limitado aos 27 países membros da UE.