Interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs

Segundo um relatório de incidente, uma interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs.

Sim. Recentemente, as máquinas virtuais (VMs) dos clientes do Microsoft Azure que executam o Ubuntu 18.04 foram colocadas offline por uma interrupção contínua causada por uma atualização do systemd defeituosa.

Interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs

Interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs
Interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs

Sim. Uma interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs. A interrupção começou nove horas antes, por volta das 06:00 UTC, depois que os clientes afetados atualizaram para a versão 237-3ubuntu10.54 do systemd e suas VMs começaram a apresentar erros de DNS, sem endereços de resolvedor de DNS disponíveis nos sistemas afetados.

A Microsoft diz em um relatório de incidente publicado na página de status do Azure que esses problemas de DNS afetam apenas as VMs que executam o Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver).

“A partir de aproximadamente 06:00 UTC de 30 de agosto de 2022, vários clientes executando VMs do Ubuntu 18.04 (biônico) atualizados recentemente para a versão 237-3ubuntu10.54 do systemd relataram erros de DNS ao tentar acessar seus recursos. Os relatórios desse problema são confinado a esta única versão do Ubuntu”, revelou a empresa.

De acordo com a página de status do Azure, os serviços atualmente afetados em todo o mundo por essa interrupção incluem Azure Kubernetes Service (AKS), Azure Monitor, Azure Sentinel, Azure Container Apps e muito mais.

A Microsoft confirmou o impacto downstream em outros serviços do Azure, sendo o Azure Kubernetes Service (AKS) o mais afetado em várias regiões.

Interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs
Interrupção do Microsoft Azure deixa VMs do Ubuntu offline após atualização com bugs – Serviços do Microsoft Azure impactados (BleepingComputer)

Uma possível correção para esse bug do systemd que exige uma mudança para um servidor DNS de fallback e uma reinicialização está disponível na plataforma de colaboração de software Launchpad da Canonical.

A Microsoft fornece uma solução adicional para clientes afetados do Azure que envolve a reinicialização das máquinas virtuais do Ubuntu afetadas.

“Uma solução alternativa adicional que os clientes podem considerar é reinicializar as instâncias de VM afetadas para que recebam uma nova concessão de DHCP e novos resolvedores de DNS.”, disse a empresa.

Redmond também sugere que aqueles que ainda não foram afetados devem considerar desabilitar as atualizações de segurança até que o bug seja mitigado.

“Se você não está tendo impacto em suas imagens do Ubuntu 18.04, mas tem atualizações de segurança autônomas habilitadas, recomendamos que você revise essa configuração até que o problema do Ubuntu seja mitigado.”, acrescentou a Microsoft.

Os clientes do Azure da empresa foram atingidos por outra interrupção de escala global (ID de rastreamento 0NC_-L9G na página de status) que derrubou VMs do Azure baseadas em Windows por aproximadamente oito horas em 13 de outubro de 2021, devido a problemas de migração de recursos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.