Como instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no linux

Se você quer ficar de olho no uso do Docker e até gerenciá-lo no terminal, conheça e veja Como instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no linux.

LazyDocker é uma nova interface de usuário de terminal livre e de código aberto para Docker e Docker Compose.

Como instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no linux
Como instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no linux

Ela serve para visualizar o estado de um ambiente de contêineres de composição de janela de encaixe ou docker, exibir logs, reiniciar/remover/reconstruir contêineres ou serviços e muito mais.

A ferramenta foi escrita em Go, usando a biblioteca gocui (pacote Go minimalista destinada a criar interfaces de usuário de console com texto colorido, suporte a mouse, múltiplas visões, etc.), e pode ser usada tanto na máquina local quanto em um Docker remoto TUI (por SSH).

Seu objetivo é fornecer uma interface de usuário do console para o Docker e o docker-compose, com tudo que você precisa em uma janela de terminal e com cada comando a um pressionamento de tecla, para não memorizar comandos ou rastrear seus contêineres múltiplas janelas de terminal.

Recursos do LazyDocker:

  • Mostra o estado da sua janela de encaixe ou ambiente de contêiner que compõe o docker;
  • Permite a visualização de logs para um contêiner ou serviço;
  • Mostra gráficos ascii do uso de CPU e memória dos contêineres (com a possibilidade de customizá-los para medir outras métricas);
  • Anexar a um contêiner ou serviço;
  • Reiniciar/parar/remover/reconstruir contêineres ou serviços;
  • Visualizar as camadas ancestrais de uma determinada imagem;
  • Podar contêineres, imagens ou volumes.

Como instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no linux

Para instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome lazydocker.tar.gz:

wget https://github.com/jesseduffield/lazydocker/releases/download/v0.18.1/lazydocker_0.18.1_Linux_x86.tar.gz -O lazydocker.tar.gz

Passo 4. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome lazydocker.tar.gz:

wget https://github.com/jesseduffield/lazydocker/releases/download/v0.18.1/lazydocker_0.18.1_Linux_x86_64.tar.gz -O lazydocker.tar.gz

Passo 5. Use o comando a seguir para descompactar o arquivo baixado;

tar vzxf lazydocker.tar.gz

Passo 6. Execute o instalador com esse comando:

sudo install lazydocker /usr/local/bin/

Você também pode compilar o LazyDocker a partir do código-fonte e instalá-lo no macOS usando o brew, conforme explicado nesse endereço.

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite sudo lazydocker ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Para usar o LazyDocker TUI, use as setas do teclado (↑ ↓ ← e →) para navegar, PgUp ou PgDn para rolar e ESC ou q para fechar uma janela no LazyDocker ou para sair do aplicativo.

Você pode pressionar x para abrir o menu e visualizar alguns atalhos de teclado adicionais, como r para reiniciar um contêiner ou serviço, parar ou alternar entre as guias usando [e].

Uma lista de atalhos de teclado do LazyDocker pode ser encontrada acessando este endereço, em inglês, alemão, holandês e polonês.

Além disso, o desenvolvedor do LazyDocker criou um tutorial em vídeo básico sobre essa ferramenta de linha de comando com duas semanas de idade, que você pode assistir abaixo:

Como instalar a interface de usuário para Docker LazyDocker no linux
LazyDocker no linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.