A inteligência artificial é um assunto antigo, mas que atualmente já faz parte da vida de muitas pessoas. Conheça um pouco mais e descubra fatos marcantes sobre o assunto.
Inteligência artificial é o termo usado para uma inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou softwares.
O principal objetivo dos sistemas dotados de inteligência artificial, seria executar funções que, caso um ser humano fosse executar, fosse necessário um certo grau de inteligência para algumas tomadas de decisões.
Os principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo de estudo da inteligência artificial como “o estudo e projeto de agentes inteligentes”. Nesse contexto, um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso.
Para conseguir tal façanha é preciso ter a capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência, a capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano).
Onde está a inteligência artificial nos dias atuais
No geral, a inteligência artificial é lembrada mais pela sua sigla em inglês AI (artificial intelligence). Embora ainda não tenha alcançado seu objetivo final, a inteligência artificial já está presente até mesmo onde não imaginamos.
Uma das empresas que mais se destacam na utilização de inteligência artificial é o Google, que possui diversos produtos e serviços que só existem por conta dessa tecnologia.
Essa empresa usa inteligência artificial em seus serviço de busca, publicidade e até em produtos físicos, como o Google Home.
Em abril de 2019, a empresa abriu um laboratório de pesquisa em Gana sobre inteligência artificial, o primeiro desse tipo na África, com o objetivo de responder aos problemas socioeconômicos, políticos e ambientais do continente.
Além desse, já existem laboratórios desse tipo em cidades como Tóquio, Zurique, Montreal, e Paris.
No serviço mais importante da empresa (as buscas), o Google recentemente adicionou inteligência artificial através do algoritmo BERT. A mudança envolve uma nova técnica de análise de linguagem para compreender melhor as solicitações dos usuários.
Embora seja um dos maiores casos de uso, a inteligência artificial do Google não é o único. Boa parte dos grandes players de tecnologia da atualidade estão aos poucos introduzindo essa tecnologia em seus produtos e serviços, como por exemplo, o Alexa da Amazon e a Siri da Apple.
Para entender melhor, no infográfico abaixo, você verá um apanhado da história dessa tecnologia, seu potencial, e onde ela está sendo usada atualmente. Confira!
- Como instalar o jogo TuxPusher no Linux via Flatpak
- Como instalar o emulador de jogos de PS2 PCSX2 no Linux
- Como instalar o jogo Doom BFA no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo de quebra-cabeça System Syzygy no Linux via Snap