A Intel lançou o Pentium Gold 6500Y, quase idêntico ao Core m3-8100Y. Confira os detalhes e semelhanças desses dois processadores.
O Intel Core m3-8100Y é um processador de baixo consumo de energia projetado para uso em laptops e tablets finos e leves, e se provou particularmente popular desde o lançamento do chip em 2018 entre os fabricantes de PC chineses como GPD e One Netbook, que o usaram em um número de mini-laptops.
Mas a Intel começou a descontinuar o processador no início deste ano, com as remessas finais definidas para chegar aos clientes em outubro.
Embora haja uma série de outras opções disponíveis para fabricantes de PC que procuram um chip de baixo consumo para uso em laptops, tablets ou mini PCs, uma nova opção é particularmente interessante… porque no papel o novo processador Intel Pentium Gold 6500Y parece quase idêntico para o Core m3-8100Y.
Intel lançou o Pentium Gold 6500Y, quase idêntico ao Core m3-8100Y
Ambos os chips são processadores de 5 watts fabricados usando um processo de 14 nm. Ambos estão posicionados sob a linha de processadores “Amber Lake” da Intel.
Ambos também são processadores dual-core com suporte para hyperthreading, permitindo até quatro threads.
Ambos têm velocidade de clock base de 1,1 GHz e suporte para velocidades de aumento de até 3,4 GHz, embora ambos os chips possam ser configurados com uma frequência base tão baixa quanto 600 MHz ou tão alta quanto 1,6 GHz.
E ambos apresentam gráficos Intel UHD 615 com base de 300 MHz e frequências gráficas máximas de 900 MHz.
Existem pelo menos duas diferenças:
- O Pentium Gold 6500Y pode ser mais eficiente em termos de energia, pois suporta configurações TDP-down tão baixas quanto 3,5 W ou TDP-up tão alto quanto 7W, embora ainda aparentemente ofereça velocidades semelhantes às do m3-8100Y (que suporta 4,5W down ou 8W acima).
- A Intel lançou o Pentium Gold 6500Y no primeiro trimestre de 2021, tornando-o cerca de dois anos e meio mais novo que seu antecessor.
Como tal, ainda está disponível e é totalmente compatível.
A Intel parece estar se afastando completamente da marca Core m3, e posicionar a versão atual deste chip como um processador “Pentium Gold” ajuda a diferenciá-lo dos chips de alto desempenho vendidos sob o Core i3 ou nomes superiores.
Mas, honestamente, o chip parece estar intimamente relacionado a outro novo processador, o Intel Core i3-10100Y, que tem recursos semelhantes, mas frequências de CPU e gráficos um pouco mais altas.
De acordo com informações postadas recentemente no site GeekBench, a próxima geração do tablet Microsoft Surface Go pode estar disponível com uma escolha de opções de processador Intel Pentium Gold 6500Y ou Core i3-10100Y, o que sugere que a versão de primeira linha do futuro Microsoft Surface Go 3 pode não ser tão diferente de um Surface Go 2 top de linha (que já tem um sistema em um chip Core m3-8100Y), mas o modelo básico pode ser uma atualização significativa sobre iniciar a configuração do Surface Go 2 (que possui um processador Pentium Gold 4425Y de 1,7 GHz que não oferece suporte à tecnologia Intel Turbo Boost).