Um pull request recente indica que a Intel está preparando grandes melhorias no driver gráfico no kernel 5.19.
Recentemente, os engenheiros de código aberto da Intel enviaram seu lote inicial de atualizações “drm-intel-gt-next” para o DRM-Next, destinado à janela de mesclagem do kernel 5.19.
Intel está preparando grandes melhorias no driver gráfico no kernel 5.19
Sim. A Intel está preparando grandes melhorias no driver gráfico no kernel 5.19. O pull request recente é uma variedade bastante saudável de atualizações de drivers gráficos Intel para Linux 5.19.
Este pull traz mais trabalho de habilitação para Intel Arc Graphics DG2/Alchemist.
Há duas novas adições de API de espaço do usuário. Com uma dessas adições, há suporte para leitura de uma tabela binária que descreve a configuração da GPU diretamente do blob de firmware. Outra é o novo suporte sysfs da API do espaço do usuário para plataformas multi-tile.
As adições do DG2/Alchemist vão junto com o que escrevi recentemente que parece que o Linux 5.19 poderia ser o requisito básico para um bom suporte gráfico ao DG2/Alchemist.
Empolgante com esse pull é o desembarque dos patches que permitem relatórios de uso de GPU por cliente no espaço do usuário, como para intel_gpu_top.
Este é o trabalho de correção sobre o qual temos falado nos últimos quatro anos e, após várias paralisações, agora será implementado no Linux 5.19.
Já faz muito tempo, mas é ótimo vê-lo finalmente suportado com o driver Intle. Outros drivers DRM também podem oferecer suporte à interface para permitir que o software de espaço do usuário lide com esse relatório de GPU por cliente nos drivers.
Melhorias na lógica de fixação do buffer de quadros do driver Intel agora permitem que o compositor Weston da Wayland seja capaz de fornecer renderização de 60 FPS em telas de 8K.
O código Intel GuC (microcontrolador gráfico) também amadureceu ao ponto de paridade de recursos com a capacidade de lidar com o estado de captura de erros após a interrupção da GPU. Há também preparações de GuC em torno de DG2/Alchemist.
O suporte ao Graphics System Controller (GSC) para hardware gráfico Intel discreto também foi adicionado. Esse suporte GSC para Intel dGPUs é necessário para gerenciamento de firmware, caminho de mídia protegido e tarefas semelhantes.
Há também várias correções de bugs neste pull, inclusive para um possível travamento de GPU no Tiger Lake e mais recente ao usar vários mecanismos de mídia.
Por último, mas não menos importante, o driver gráfico Intel DRM/KMS continua sendo refatorado para permitir que o driver seja construído (e eventualmente executado) em hardware não x86.
Devido ao foco anterior apenas nos gráficos integrados da Intel, não havia o caso de uso para oferecer suporte ao driver de gráficos Intel em hardware não x86.
Mas agora com aceleradores de servidor e placas gráficas discretas, a Intel está trabalhando para fazer seu driver funcionar para outras arquiteturas suportadas pelo Linux, como AArch64 e RISC-V.
Para mais detalhes, veja este pull para a lista de patches da Intel enviados para DRM-Next.