Intel está desenvolvendo uma distribuição Linux com foco em segurança crítica que pode levar o sistema a lugares bem interessantes. Confira os detalhes do projeto.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
Existem distribuições aos montes por aí. São tantas, que muitos usuários reclamam da quantidade na hora de escolher.
Mas essa variedade tem uma explicação: cada distribuições procura atender a um tipo de necessidade, seja do autor ou dos usuários dela. Por conta disso, cada dia mais surgem novas distros.
Intel está desenvolvendo uma distribuição Linux com foco em segurança crítica
Agora, a próxima distribuição será da Intel, pois Imad Sousou, do Intel’s Open-Source Technology Center (Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel), anunciou seus planos para desenvolver uma distribuição Linux de segurança crítica.
Esta distribuição Linux será voltada para rodar em soluções compatíveis com segurança, de veículos autônomos a drones e muito mais.
O projeto está sendo chamado de Intel Safety Critical Project for Linux OS (Projeto Crítico de Segurança da Intel para o sistema operacional Linux).
No anúncio, Imad disse o seguinte:
“Este projeto ajudará os fabricantes de sistemas críticos autônomos e de segurança a migrar de um sistema que às vezes requer milhares de microcontroladores e unidades de controle eletrônico, para um que aproveite a potência, o desempenho e a segurança de uma solução multicore.”
Eles não estão começando do zero no desenvolvimento do Intel Safety Critical Project for Linux OS, mas estarão baseando essa nova plataforma de software em sua distribuição Clear Linux, que já está por aí há algum tempo.
Portanto, essa distribuição Linux de segurança crítica não só será rápida, mas também deverá ser super rápida, dada sua linhagem para o Clear Linux e sendo bem otimizada para as modernas plataformas de hardware x86-64.
Imad compartilhou suas crenças por trás desse novo esforço de código aberto por meio de um post em 01.org.
O novo sistema operacional está sendo hospedado, pelo menos por enquanto, via clearlinux.org/safe.
O que está sendo falado no blog
- Kernel 4.18 parece estar causando problemas em CPUs mais antigas
- Intel anunciou formalmente as CPUs Whiskey Lake e Amber Lake Low-Power
- Intel está desenvolvendo uma distribuição Linux com foco em segurança crítica
- Oracle Solaris 11.4 lançado – Confira as novidades e baixe
- Instale o Wallpaper Manager no Ubuntu e derivados