E a Intel está desenvolvendo a plataforma Universal Scalable Firmware para firmware para hardware de dispositivos de computação de ponta.
A Intel divulgou a notícia de seus esforços de desenvolvimento em torno do Universal Scalable Firmware(Firmware Escalável Universal), uma nova iniciativa que está buscando para simplificar e dimensionar o desenvolvimento de firmware para hardware de dispositivos de computação de ponta para a nuvem.
Intel desenvolvendo a plataforma Universal Scalable Firmware
A Intel publicou um rascunho de especificações para o Universal Scalable Firmware (USF) que eles esperam que se adapte bem às novas tecnologias de silício e plataforma.
O Universal Scalable Firmware baseia-se nos padrões existentes da indústria, como UEFI e ACPI. A USF apresenta novas abstrações e limites de domínio entre o SoC, a plataforma e o sistema operacional.
O Firmware Escalável Universal pretende estender seu escopo além do firmware do sistema, mas também está planejado para uso por processadores gráficos discretos da Intel.
O USF também foi projetado para oferecer maior segurança de firmware do que o status quo.
Os principais recursos/componentes planejados agora incluem uma Carga Útil Universal que pode funcionar em diferentes sistemas operacionais e carregadores de boot, a Platform Orchestration Layer com suporte ACPI simplificado e interfaces com a linguagem de programação Rust e configurada com YAML, e o SoC FSP.
A Intel espera que a USF reduza os custos de desenvolvimento, melhore a qualidade e a segurança do firmware e impulsione outras inovações de firmware.
Embora o Firmware Escalável Universal deva ser “aberto”, a Intel reconhece que consiste em uma especificação externa da indústria e em sua própria especificação interna que cobrirá a construção do SoC e as interfaces internas entre o hardware e o firmware.
Como tal, não estamos supondo que haja mudanças neste ponto em torno do open-source da Intel FSP ou de tornar o USF uma pilha de firmware totalmente open-source.
A Intel transmitiu palavras que pretendem habilitar os principais projetos de código aberto, como TianoCore, Coreboot e o bootloader SLim com suporte USF.
Aqueles que desejam aprender mais sobre o Universal Scalable Firmware podem ver este projeto GitHub com a documentação provisória do lado público, bem como sua carga útil do Linux, carregador de inicialização Slim e trabalho Coreboot, entre outros esforços de software em andamento.
Aqueles que desejam ir direto para a documentação provisória podem encontrá-la nesta página.