A gigante dos processadores está animada este ano, pois a Intel espera enviar mais de 4 milhões de GPUs discretas em 2022.
Espera-se que os primeiros laptops com gráficos discretos Intel Arc comecem a ser enviados antes do final de março, e agora a Intel diz que podemos esperar ver as primeiras placas gráficas Intel Arc para computadores desktop no segundo trimestre do ano, com GPUs de classe de estação de trabalho chegando no terceiro trimestre de 2022.
Ao todo, a empresa diz que espera enviar mais de 4 milhões de GPUs discretas este ano. A fabricante de chips também está traçando um roteiro que promete pelo menos mais dois grandes lançamentos mais tarde.
Intel espera enviar mais de 4 milhões de GPUs discretas em 2022
Uma delas é uma GPU não divulgada anteriormente no serviço de nuvem com o codinome “Project Endgame”, que a Intel diz “permitir que o usuário acesse as GPUs Intel Arc por meio de um serviço para uma experiência de computação de baixa latência e sempre acessível”.
Isso parece muito com a resposta da Intel ao serviço de streaming de jogos GeForce Now da NVIDIA, que basicamente permite que os jogadores aproveitem os servidores baseados em nuvem da NVIDIA para jogar em um telefone ou PC com hardware de nível básico que, de outra forma, não seria capaz de lidar com as coisas como ray-tracing ou jogos em uma tela de 120 Hz.
Não está claro se o Project Endgame será igualmente focado em jogos, ou se a Intel planeja alavancar seu serviço de GPU na nuvem para outras tarefas. A empresa diz que o Project Endgame será lançado no final de 2022.
A empresa também diz que começou a projetar uma nova arquitetura de GPU codinome “Celestial”, que é projetada para o “segmento ultra-entusiasta”, sugerindo que, embora as primeiras GPUs discretas da empresa (codinome “Alchemist”) possam não ser exatamente Assassinos da NVIDIA RTX 3080, a empresa espera jogar nesse espaço eventualmente.
Mais importante, dado o impacto que os problemas globais da cadeia de suprimentos tiveram na disponibilidade de GPUs NVIDIA e AMD, o fato de que a Intel espera enviar qualquer GPU discreta este ano é provavelmente uma boa notícia para pessoas que procuram um pouco mais de potência gráfica do que eles pode obter apenas de sistemas com gráficos integrados.