Em uma publicação, foi anunciado que a Intel é o primeiro grande patrocinador corporativo do Krita, membro ouro no Krita Development Fund.
Krita, o excelente aplicativo de desenho e retoque de código aberto, parte do projeto KDE, deu as boas-vindas ao seu primeiro grande patrocinador corporativo: a Intel.
Intel é o primeiro grande patrocinador corporativo do Krita
A Intel é nada mais e nada menos que a gigante dos microchips, e agora, ela entrou como membro ouro no Krita Development Fund, o fundo de desenvolvimento do software.
“Essa colaboração estratégica fornecerá uma série de novos recursos de pintura, fazendo pleno uso da tecnologia Intel Core Hybrid da 12ª e futura geração usando poderosos P-cores e E-cores, bem como as GPUs Intel Arc, resultando em uma pintura mais poderosa experiência com menos atraso.”, explicam na nota oficial publicada no blog do Krita.
“Também estamos entusiasmados com o suporte para JPEG XL, oferecendo uma experiência HDR significativamente melhor e taxas de compactação mais altas, atendendo assim às necessidades de entrega de imagens na Web e fotografia profissional.’ Jerry Tsao, VP/GM do segmento de entusiastas e criadores de dispositivos móveis Intel CCG.”
Também comentam que a associação com a Intel já rendeu seus primeiros frutos, aludindo ao Krita 5.1, a última versão do aplicativo que foi lançada há poucas semanas.
Especificamente, referem-se ao suporte do formato de imagem JPEG-XL, ainda pendente dos principais navegadores da web, mas cuja compatibilidade com o Krita, após colaboração com desenvolvedores da Intel e Chrome, é um fato.
Outras colaborações do Krita com a Intel incluirão a redação de artigos sobre “novas tecnologias de arte e pintura”, embora lo mollar, o passo à frente da Intel como patrocinador de destaque, se refira à sua contribuição financeira para o já mencionado Krita Development Fund, graças ao qual o desenvolvimento do aplicação é financiada.
Conforme referido na página do Krita Development Fund, onde são publicados os rendimentos e outros dados sobre o mesmo, a campanha de angariação de fundos para 2021 resultou na contratação de cinco promotores a tempo inteiro, a um ritmo de cerca de 15.000 dólares por mês. Valor contribuído por centenas de doações privadas e uma corporativa.
No total, a Intel deve contribuir com pelo menos US$ 30.000 anualmente para o Krita Development Fund.