Em um movimento inusitado, a Intel comprou a Linutronix, uma empresa alemã de consultoria Linux que presta serviços no ambiente industrial.
A Intel tem uma aquisição muito empolgante para anunciar esta manhã – não outra empresa de hardware, mas eles adquiriram a Linutronix para aumentar seu investimento em Linux/engenharia de código aberto.
Intel comprou a Linutronix, uma empresa alemã de consultoria Linux
A Intel adquiriu a Linutronix, empresa de consultoria Linux com sede na Alemanha focada em Linux embarcado e computação em tempo real.
A Linutronix GmbH é um dos principais fornecedores de serviços relacionados ao ‘Linux no ambiente industrial’.
A aquisição da Linutronix pela Intel parece estar focada principalmente como uma aquisição com a equipe muito talentosa da Linutronix na Intel.
Entre os engenheiros proeminentes do Linutronix está seu CTO Thomas Gleixner como um mantenedor de kernel de longa data e importante colaborador no lado x86, inclusive com mitigações de segurança da CPU do Linux e talvez mais notavelmente para o trabalho em tempo real (PREEMPT_RT).
A aquisição da Linutronix pela Intel é uma ótima notícia para as perspectivas de kernel em tempo real. Em 2020, a fusão do PREEMPT_RT com o kernel Linux principal foi adiada devido à falta de financiamento.
Agora, com o Linutronix fazendo parte da Intel, esperamos que um de seus primeiros esforços seja obter os patches em tempo real.
A Intel ao fazer o anúncio foi rápida em reafirmar o trabalho da Linutronix em PREEMPT_RT. Vimos mais patches PREEMPT_RT funcionando no ano passado, enquanto agora, sob a Intel, esperamos que em breve cruze a linha de chegada.
Esta é uma ótima notícia para o Linux e o ecossistema de código aberto.
A Intel confirmou publicamente sua aquisição do Linutronix em uma postagem no blog:
“Ao adquirir a Linutronix, estamos aprofundando nosso relacionamento de longa data com uma equipe altamente respeitada de especialistas em Linux reconhecidos globalmente, aumentando a notável amplitude e profundidade do talento de hardware e software da Intel. A Linutronix continuará a operar como um negócio independente dentro de nossa divisão de software, liderada por Egger e Gleixner.”
“Estou ansioso para trabalhar em conjunto com toda a equipe do Linutronix para desbloquear as oportunidades à nossa frente enquanto buscamos nossa visão comum de um forte ecossistema aberto construído no Linux.”
Esta é uma grande jogada da Intel para promover suas contribuições para o mundo Linux/código aberto.