Intel completou sua linha Comet Lake com novos Pentium e Celeron

A Intel completou sua linha Comet Lake com novos Pentium e Celeron. Confira os detalhes e entenda melhor essa iniciativa da empresa.

No início deste ano, a Intel adicionou o Comet Lake ao seu roteiro como uma continuação dos chips quad-core de 8a geração e 8a geração Whisky Lake-U. Perdemos a implantação no final de agosto dos quatro primeiros processadores Comet Lake Core, que inclui o primeiro modelo da série U hexa-core: o Core i7-10710U de 6 núcleos e 12 threads com clock de 1,1 GHz ou 4,7 GHz no modo 1C Turbo.

Intel completou sua linha Comet Lake com novos Pentium e Celeron
Intel completou sua linha Comet Lake com novos Pentium e Celeron

Outros chips Comet Lake incluem os modelos Core i7-10510U e i5-10210U de quatro threads e clock de 1,8 GHz/4,9 GHz e 1,6 GHz/4,2 GHz, respectivamente. Há também um Core i3-10110U de dois núcleos e quatro núcleos com clock de 2,1 GHz/4,1 GHz.

Como outros chips da série U, os modelos Comet Lake têm TDPs de 15W. O Pentium Gold 6405U e o Celeron 5205U são provavelmente rejeitos de recuperação defeituosos da linha Core i3-10110U, diz AnandTech.

Intel completa sua linha Comet Lake com novos Pentium e Celeron

A Intel lançou os processadores Pentium Gold 6405U e Celeron 5205U de núcleo duplo – duas adições de baixo custo à série Comet Lake-U de 10a geração, 14nm, que inclui quatro modelos Core liderados por um i7-10710U de núcleo hexa.

A Intel “anunciou silenciosamente” mais dois processadores Comet Lake-U, de acordo com um relatório da AnandTech. Há um Pentium Gold 6405U de dois núcleos e quatro núcleos com clock de 2,4 GHz e um Celeron 5205U de núcleos e dois núcleos a 1,9 GHz.

Ambos são limitados ao cache de 2 MB e não possuem modos turbo, mas estão disponíveis por preços muito mais baixos do que as outras partes do Comet Lake. O Pentium é vendido por um preço recomendado de U$$ 161 e o Celeron por U$$ 107 em volume de 1K.

Os modelos Comet Lake da série H de maior potência, incluindo um modelo de 10 núcleos, seguirão mais tarde, e uma série Y de potência super baixa será lançada no início de 2020.

Há também um projeto Rocket Lake programado para o terceiro trimestre de 2020 que combina uma CPU de 14nm com gráficos de 10 nm. Alguns modelos subsequentes do Rocket Lake usarão 14nm para CPU e GPU.

A nomenclatura do Comet Lake é confusa porque está listada como um processador de 10a geração, que também é aplicada aos processadores de 10nm Ice Lake Core, após a atualização da 9a geração de Coffee Lake.

O nome também pode ser confundido com o lago de canhão de 10 nm, que era uma espécie de linha de produtos pontual que consistia em um TDP Core i3-8121U de 15W e núcleo duplo.

Esta semana, o Tom’s Hardware informou que a Intel está descontinuando suas NUCs do Crimson Canyon com base em Cannon Lake. Provavelmente também significa o fim do Cannon Lake, agora que a Intel possui processadores de 10nm Ice Lake.

Intel completou sua linha Comet Lake com novos Pentium e Celeron >Crimson Canyon NUC[/caption]

No início desta semana, a Intel lançou seu núcleo Tremont de 10 nm, classe Intel Atom, e o Lakefield SoC, com reivindicações de gráficos até 50% mais rápidos que o Gemini Lake e um décimo da energia em espera.
 

Outras informações

O Pentium Gold 6405U e o Celeron 5205U da Intel estão disponíveis por U$$ 161 e U$$ 107, respectivamente, em volumes de 1K. Mais informações podem ser encontradas na página Comet Lake Ark da Intel.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 256
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.