Surpreendendo o mercado, a Intel anunciou a Iris Xe Desktop Graphics Para OEMs, a primeira GPU para desktop da empresa depois de 20 anos.
A Intel anunciou na terça-feira (26/01) que as placas gráficas discretas Iris Xe (DG1) estão chegando aos OEMs com a ASUS e a Colorful entre os parceiros iniciais.
Intel anunciou a Iris Xe Desktop Graphics Para OEMs
Sim. A Intel está lançando sua primeira placa de vídeo para desktop Iris Xe. Com o codinome original de “DG1”, essas novas GPUs de desktop são voltadas principalmente para empresas de pequeno e médio porte e PCs de mesa convencionais.
A Intel está se unindo à Asus e outros parceiros para vender essas placas a integradores de sistema que irão agrupá-las com sistemas pré-construídos.
As placas de vídeo de desktop Iris Xe iniciais apresentam 80 unidades de execução e um TDP de 30 Watts.
Muito parecido com as placas de vídeo Iris Xe Max que estreou em laptops em outubro, essas GPUs de desktop não são realmente projetadas para jogos.
A Intel os está comercializando como uma forma de melhorar o que é oferecido nos desktops convencionais, com melhores gráficos, suporte para vários monitores e aceleração de hardware aprimorada para determinados codecs.
Esta não é a placa de vídeo de alto desempenho de alto desempenho, mas parece ser em grande parte a placa de vídeo discreta Xe MAX (mas com menos 16 EUs) agora equipada para placas PCI Express para desktop.
As placas OEM devem apresentar 4 GB de memória LPDDR4X. Outros detalhes ainda estão claros.
As placas incluirão três saídas de vídeo 4K para vários monitores, juntamente com suporte HDR e recursos de IA. Eles também suportam decodificação de conteúdo AV1 e vêm com 4 GB de memória de vídeo e 80 unidades de execução.
Além disso, a Intel está até oferecendo suporte para Adaptive Sync, então você terá uma experiência muito mais tranquila com monitores com maior taxa de atualização com essas placas.
Embora essas placas iniciais não tenham sido projetadas para competir com a Nvidia e as melhores e mais recentes da AMD para jogos, a Intel também está trabalhando em sua arquitetura Xe-HPG.
Isso promete ser focado em tarefas de jogos de alto desempenho e pode dar início a uma era da Intel competindo com a AMD e a Nvidia ainda este ano.
O Iris Xe também não é a primeira tentativa da Intel em uma GPU para desktop. A Intel encerrou seu projeto Larrabee há 10 anos e também lançou sua série Intel i740 em 1998.
Esta é a primeira vez em 20 anos que vimos a Intel lançar uma GPU para desktop, mas você precisará esperar um pouco mais para ver se a Intel pode realmente enfrentar a Nvidia e a AMD.
Enquanto isso, a Intel continua trabalhando no suporte ao driver do Linux de código aberto DG1, mas tudo isso ainda está funcionando, então você pode querer esperar alguns meses antes de considerar uma placa de vídeo discreta Intel.
Também houve alguns patches em fluxo sobre o manuseio de memória de vídeo discreta com o driver gráfico da Intel, mas isso esperançosamente será corrigido dentro do próximo lançamento do kernel ou dois.
Infelizmente, detalhes de preço e disponibilidade ainda não foram revelados.