E foi lançado o Insync 3 lançado com suporte ao OneDrive e outros recursos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Insync é um cliente Google Drive não oficial que “estende a funcionalidade da unidade web para o seu desktop, integrando-se firmemente com Windows, Mac e Linux, para que você possa começar o trabalho feito”. Mas agora, depois do último beta, ele está indo além dessa definição inicial.
Acontece que chegou a versão estável do Insync 3, e, com esta versão, um recurso anunciado e esperado foi lançado: suporte para o Microsoft OneDrive.
Mas antes de conferir as novidades dessa versão, algumas dicas: a primeira e mais importante é que os usuários do Insync 1.5, a versão até agora estável do cliente, analisem alguns detalhes antes de atualizar para o Insync 3, para o qual foi publicado um guia de migração simples que deve ser revisado para evitar problemas
O motivo da quebra de versão é explicado pelo fato de o Insync 2 ser a versão de desenvolvimento e, para este novo, eles refizeram o mecanismo de sincronização, chamado Core 3 e escrito em Python 3.
Suas vantagens, facilidade de adicionar novos recursos com mais facilidade, lançar novos versões e detectar erros mais rapidamente, além de oferecer uma sincronização mais confiável e rápida.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Novidades do Insync 3
De volta ao lançamento, sem dúvida, a grande novidade do Insync 3 é o suporte ao OneDrive, incluindo o OneDrive for Business e o SharePoint.
O motivo é que, embora existam alternativas para usar o serviço da Microsoft no Linux, elas não são especialmente acessíveis ao usuário que não deseja mexer em configurações complexas. É o mesmo que com o Google Drive e, nos dois casos, o Insync conseguiu propor uma solução que não implica dores de cabeça.
De resto, o Insync 3 traz diferentes melhorias de usabilidade e personalização com sincronização seletiva, pastas padrão e otimizações visuais. Mais informações no anúncio oficial.
Para saber mais sobre essa versão do Insync, acesse a nota de lançamento.
Por fim, vale lembrar que o Insync é um software de pagamento único por conta (29,99 dólares), mas se você depende dos serviços mencionados, vale a pena porque está indo muito bem e tem muitas opções interessantes, como você pode ver na página de baixar.
Outro fato a considerar é que o Insync é um software proprietário, mas leva muito tempo para atividade, é aceito pelo Google e usa autenticação segura.
Existem alguns serviços de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem com suporte para Linux, mas ainda faltam dois dos mais populares do mercado:
Google Drive e Microsoft OneDrive, cujos respectivos proprietários ignoram por regra o sistema pelo qual tanto dizem amar. É por isso que o Insync é tão apreciado por essas partes.
Como instalar ou atualizar o Insync 3
Para instalar a versão mais recente do Insync nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instale e experimente o cliente Google Drive Insync no Linux
O que está sendo falado no blog
- Corrigindo o problema da visualização de miniaturas XCF no Nautilus
- Insync 3 lançado com suporte ao OneDrive e outros recursos
- Recurso “Apagar para todos” do WhatsApp não elimina arquivos enviados a usuários do iPhone
- A Total War Saga: TROY chegará ao Linux e macOS em 2020
- Canonical especificou o suporte de 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS