Se você precisa de uma ferramenta para monitorar as frequências da CPU de seu PC e verificar o processador no Linux, instale o i7z e resolva seu problema.
i7z é uma ferramenta que exibe dados de processadores Intel Core i7, i5 e i3. O programa mostra o estado do Turbo Boost, informações de frequências por do núcleo da CPU, multiplicadores, temperatura, bem como os tempos gastos nos estados C0/C1/C3/C6/C7, tudo em tempo real.
Esse utilitário possui uma versão modo texto (ncurses) e gráfica. No entanto, a versão com interface gráfica não tem todos os recursos disponíveis na versão de modo texto.
Mais ainda, a versão gráfica pode incorretamente acrescentar valores de estado de C7 ao estado C0 em CPUs SandyBridge e Ivybridge.
Por isso, ele relata as coisas de forma incorreta. Portanto, a versão modo texto é a mais recomendada.
Instalando o i7z para verificar o processador no Linux Ubuntu
Para instalar o i7z para verificar o processador no Linux Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Instale o aplicativo usando esse comando:
sudo apt-get install i7z
Passo 3. Instale a versão com interface gráfica com o comando a baixo:
sudo apt-get install i7z-gui
Passo 4. Agora execute o programa com o comando:
sudo i7z
Passo 5. Se preferir (não recomendado pelas razões expostas acima), execute a versão com interface gráfica usando o comando:
gksu i7z_GUI
Como instalar o i7z manualmente ou em outras distros
Para versões mais antigas do Ubuntu, você pode tentar usar os arquivos DEB para Ubuntu 13.10, que você pode baixar aqui: 32-bit | 64-bit (os pacotes deb podem ser encontrados em “Built files” na parte inferior).
Instalando o i7z em outras distros para verificar o processador no Linux
O i7z está disponível nos repositórios padrão da maioria das distribuições Linux. Por isso, para instalar o program nelas basta abrir o gerenciador de pacotes e procurar por ele. Em seguida instale o aplicativo e pronto!
Pronto! Agora sempre que precisar, você pode rapidamente verificar o processador no Linux e ficar pode dentro de como ele está.