Calibre é uma ferramenta open source para gerenciar e-books, que permite a sincronização de e-books com os mais populares e-book readers, gestão de biblioteca e conversão de e-book entre vários formatos. O aplicativo está disponível para Linux, Windows e Mac OS X. Recentemente ele chegou à versão 1.0. Se você ainda não instalou e quer experimentar a última versão desse aplicativo, veja como abaixo fazer isso.
A versão 1.0 apresenta uma nova exibição de grade de capa dos livros disponíveis na biblioteca do Calibre. A exibição de grade é personalizável através de Preferences > Look & Feel > Cover Grid. O backend de banco de dados do programa foi reescrito a partir do zero ficando 2-3 vezes mais rápido que o antigo.
Instalando o Calibre 1.0 no Ubuntu 13.04
Para instalar o Calibre 1.0 no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo com o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:n-muench/calibre
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install calibre
Depois que o Calibre for instalado, você poderá começar a usá-lo, clicando no Dash e digitando: calibre.
Instalando o Calibre em outras distribuições
Quem estiver usando outra distribuição, pode dar uma olhada no site do desenvolvedor do aplicativo acessando esse link. Lá tem as instruções, e possivelmente, um pacote para instalar ele em outras distribuições Linux. Apesar de estar em inglês, as instruções são bem simples. Se quiser pode tentar uma versão traduzida pelo Google Translator clicando aqui. Caso existam comando a serem executados nas instruções, lembre-se que eles não devem ser traduzidos.
Compartilhe
Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.