Se você queria poder instalar o WSL no Windows com apenas um comando, a boa notícia é que agora isso é possível! Veja como fazer isso.
Sei que muitos devem estar pensando que esta notícia fala sobre Windows e este site é voltado para usuários do Linux.
É verdade, mas o artigo é sobre Linux dentro do Windows que a Microsoft chama de WSL ou Windows Subsytem for Linux, e embora eu não seja um grande fã do sistema de janelas, você também deve relatar sobre software como este, pelo qual a empresa dirigida por Satya Nadella vai devagar, mas com boas letras.
Faz pouco mais de um ano que foi possível rodar aplicativos Linux com interface de usuário usando o WSL.
O subsistema Windows da Microsoft para Linux (WSL) permite que os usuários instalem uma distribuição Linux e executem aplicativos de linha de comando desde o lançamento do Windows 10 em 2015.
A Microsoft também prometeu há muito tempo que instalar ou ativar o subsistema Linux para Windows seria mais fácil, e essa hora chegou há pouco tempo.
Agora, basta apenas um comando simples que pode ser executado a partir do Prompt de Comando.
Instalar o WSL no Windows com apenas um comando? Agora é possível!
Antes de testar essa novidade, a primeira coisa a ter em mente é que você deve ter a versão 2004 ou posterior. Se você tem todas as atualizações do Windows instaladas, a possibilidade já deve estar aí.
Emseguida, instalar o WSL a partir de agora é tão simples quanto:
- Abrir o prompt de comando como administrador.
- Digitar e executar o comando:
wsl.exe --install
.
Esse simples comando instala o subsistema e também o Ubuntu como distribuição padrão junto com o kernel mais recente no dispositivo.
Com wsl --update
você pode atualizar o kernel. O Ubuntu aparecerá após a reinicialização.
Se preferir outra distribuição, basta desinstalar uma e instalar a outra.
Pessoalmente e como já mencionei, não sou fã do Windows, mas pelo menos o sistema agora tem esse recurso, ao qual será adicionado o suporte de aplicativos Android no futuro Windows 11. Perfeito para quem tem paciência e suporta a lentidão do Windows ou tem uma necessidade extrema de usá-lo e quer ter o Linux a disposição.