Categorias
Antergos Arch bodhi CentOS Debian Deepin Fedora Gentoo Linux Linux Mint Mageia Mandriva Manjaro Open Source OpenMandriva openSUSE pclinuxos Red Hat Sabayon Scientific Software livre Tutorial Ubuntu Zorin

Como instalar o Adobe Flash Player no Linux

Se você instalou uma distribuição Linux e na hora de navegar, ficou faltando o Adobe Flash para poder acessar algumas páginas, veja aqui como instalar esse plugin, independente de qual seja o Linux usado.

Leia o restante do texto “Como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux”

Se você instalou uma distribuição Linux e na hora de navegar, ficou faltando o para poder acessar algumas páginas, veja aqui como esse , independente de qual seja o Linux usado.

Adobe Flash Player é um plugin para navegador e um aplicativo com tempo de execução e muitos recursos para a Internet que oferece uma experiência web mais rica.

Além de disponibilizar versões do Flash especificas para as principais distribuições da atualidade, a Adobe também fornece um pacote de instalação que pode ser usado nas outras distros.

Como instalar o Adobe Flash Player no Linux manualmente
Como instalar o Adobe Flash Player no Linux

Diferente dos outros tutoriais que já existem no Blog, onde normalmente é mostrada a instalação usando repositórios, nesse tutorial, será mostrado como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux, usando exatamente esse pacote.

Se quiser ver outras informações sobre a instalação do Adobe Flash no Linux, veja esses mais tutoriais nesse artigo:
Instalando o Flash player no Linux: tudo que já foi publicado sobre o assunto

Atenção! a partir da versão 52, o Firefox não suporta mais plugins NPAPI, portanto, nessa versão você deve instalar o Flash PPAPI

Para mais detalhes sobre o assunto, leia esse artigo:
Firefox não suporta plugins NPAPI (Java, Flash e etc)? Veja como resolver

Como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux

Existem basicamente três formas de instalar o Adobe Flash no Linux:

  • Manualmente: usando um pacote genérico que teoricamente funciona em qualquer distro;
  • Usando pacotes DEB: para distros derivadas do Debian;
  • usando pacotes RPM: para distros derivadas do Red Hat.

Confira a seguir os procedimentos, e use o que for mais conveniente para você.

Como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux

Para instalar manualmente o Adobe Flash no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal como root ou com uma conta de administrador;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_ppapi_linux.i386.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_npapi_linux.i386.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_ppapi_linux.x86_64.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 6. Se seu sistema é de 64 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 7. Depois de baixar, execute o comando a seguir, para descomprimir o pacote baixado;

tar -zxvf flash.tar.gz

Passo 8. Identifique a pasta de plugins do navegador, olhando a listagem de plugin deles. No caso do Firefox, digite about:plugins na caixa de endereço e tecle “enter”:

Identificando a pasta dos plugins, para instalar o Flash Player

Passo 9. Feche o navegador e depois copie o arquivo libflashplayer.so para o diretório de plugins do navegador, identificado no passo anterior (no exemplo, /usr/lib/mozilla/plugins/). No Firefox 54 a pasta correta do Flash Player é /usr/lib/adobe-flashplugin/;

sudo cp libflashplayer.so /usr/lib/mozilla/plugins/

Passo 10. Copie os arquivos de configurações do Flash Player para o diretório /usr;

sudo cp -r usr/* /usr

Passo 11. Abra o navegador novamente, digite about:plugins na caixa de endereço e tecle “enter”, para conferir se o plugin já está sendo reconhecido e consequentemente, aparecendo na listagem de plugins.

Como instalar o Adobe Flash Player no Linux Ubuntu, Debian e derivados

Quem quiser instalar o Adobe Flash Player no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:
Como Instalar o Adobe Flash Player no Ubuntu e derivados

Como instalar o Adobe Flash no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados

Quem quiser instalar o Adobe Flash no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e outros sistemas que suportam arquivos .rpm, tem de fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-ppapi-32.0.0.363-release.i386.rpm -O flash.rpm

Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-npapi-32.0.0.363-release.i386.rpm -O flash.rpm

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-ppapi-32.0.0.363-release.x86_64.rpm -O flash.rpm

Passo 6. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-npapi-32.0.0.363-release.x86_64.rpm -O flash.rpm

Passo 7. Para instalar em um openSUSE ou um de seus derivados, use o comando abaixo:

sudo zypper install flash.rpm

Passo 8. Para instalar em um Fedora, RedHat e seus derivados, use o comando abaixo:

sudo yum localinstall flash.rpm

ou

sudo dnf install flash.rpm

Passo 9. Para instalar o programa na maioria das distro com suporte a arquivos RPM, use o comando:

sudo rpm -i flash.rpm

Passo 10. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo rpm -e flash*

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile