Como instalar o Adobe Flash Player no Linux

Se você instalou uma distribuição Linux e na hora de navegar, ficou faltando o Adobe Flash Player para poder acessar algumas páginas, veja aqui como instalar esse plugin, independente de qual seja o Linux usado.

Adobe Flash Player é um plugin para navegador e um aplicativo com tempo de execução e muitos recursos para a Internet que oferece uma experiência web mais rica.

Além de disponibilizar versões do Flash especificas para as principais distribuições da atualidade, a Adobe também fornece um pacote de instalação que pode ser usado nas outras distros.

Como instalar o Adobe Flash Player no Linux manualmente
Como instalar o Adobe Flash Player no Linux manualmente

Diferente dos outros tutoriais que já existem no Blog, onde normalmente é mostrada a instalação usando repositórios, nesse tutorial, será mostrado como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux, usando exatamente esse pacote.

Se quiser ver outras informações sobre a instalação do Adobe Flash no Linux, veja esses mais tutoriais nesse artigo:
Instalando o Flash player no Linux: tudo que já foi publicado sobre o assunto

Atenção! a partir da versão 52, o Firefox não suporta mais plugins NPAPI, portanto, nessa versão você deve instalar o Flash PPAPI

Para mais detalhes sobre o assunto, leia esse artigo:
Firefox não suporta plugins NPAPI (Java, Flash e etc)? Veja como resolver

Como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux

Existem basicamente três formas de instalar o Adobe Flash no Linux:

  • Manualmente: usando um pacote genérico que teoricamente funciona em qualquer distro;
  • Usando pacotes DEB: para distros derivadas do Debian;
  • usando pacotes RPM: para distros derivadas do Red Hat.

Confira a seguir os procedimentos, e use o que for mais conveniente para você.

Como instalar manualmente o Adobe Flash no Linux

Para instalar manualmente o Adobe Flash no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal como root ou com uma conta de administrador;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_ppapi_linux.i386.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_npapi_linux.i386.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_ppapi_linux.x86_64.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 6. Se seu sistema é de 64 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.tar.gz:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz -O flash.tar.gz

Passo 7. Depois de baixar, execute o comando a seguir, para descomprimir o pacote baixado;

tar -zxvf flash.tar.gz

Passo 8. Identifique a pasta de plugins do navegador, olhando a listagem de plugin deles. No caso do Firefox, digite about:plugins na caixa de endereço e tecle “enter”:

Como instalar o Adobe Flash Player no Linux manualmente
Identificando a pasta dos plugins, para instalar o Flash Player

Passo 9. Feche o navegador e depois copie o arquivo libflashplayer.so para o diretório de plugins do navegador, identificado no passo anterior (no exemplo, /usr/lib/mozilla/plugins/). No Firefox 54 a pasta correta do Flash Player é /usr/lib/adobe-flashplugin/;

sudo cp libflashplayer.so /usr/lib/mozilla/plugins/

Passo 10. Copie os arquivos de configurações do Flash Player para o diretório /usr;

sudo cp -r usr/* /usr

Passo 11. Abra o navegador novamente, digite about:plugins na caixa de endereço e tecle “enter”, para conferir se o plugin já está sendo reconhecido e consequentemente, aparecendo na listagem de plugins.

Como instalar o Adobe Flash Player no Linux Ubuntu, Debian e derivados

Quem quiser instalar o Adobe Flash Player no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:
Como Instalar o Adobe Flash Player no Ubuntu e derivados

Como instalar o Adobe Flash no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados

Quem quiser instalar o Adobe Flash no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e outros sistemas que suportam arquivos .rpm, tem de fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-ppapi-32.0.0.363-release.i386.rpm -O flash.rpm

Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-npapi-32.0.0.363-release.i386.rpm -O flash.rpm

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits e você utiliza o Google Chrome/Firefox 52 ou superior (ou um derivado deles), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão PPAPI (Pepper Plugin API). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-ppapi-32.0.0.363-release.x86_64.rpm -O flash.rpm

Passo 6. Se seu sistema é de 32 bits e você utiliza o Mozilla Firefox (ou um derivado dele), use o comando abaixo para baixar o Adobe Flash Player no padrão NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface). Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome flash.rpm:

wget https://fpdownload.adobe.com/pub/flashplayer/pdc/32.0.0.363/flash-player-npapi-32.0.0.363-release.x86_64.rpm -O flash.rpm

Passo 7. Para instalar em um openSUSE ou um de seus derivados, use o comando abaixo:

sudo zypper install flash.rpm

Passo 8. Para instalar em um Fedora, RedHat e seus derivados, use o comando abaixo:

sudo yum localinstall flash.rpm

ou

sudo dnf install flash.rpm

Passo 9. Para instalar o programa na maioria das distro com suporte a arquivos RPM, use o comando:

sudo rpm -i flash.rpm

Passo 10. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo rpm -e flash*

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.