Se você quer experimentar softwares maiores que possuem várias dependências e depois removê-los sem complicações e trabalho manual, veja como instalar e remover um grupo de pacotes no Arch Linux.
O gerenciador de pacote pacman é uma das grandes vantagens do Arch Linux, pois ele combina um formato de pacote binário simples com um sistema de compilação fácil de usar.
O principal objetivo do pacman é tornar o mais fácil possível gerenciar pacotes, sejam eles dos repositórios oficiais ou das próprias compilações do usuário.
Para conseguir isso, o Pacman tem muitos recursos úteis em comparação com outros gerenciadores de pacotes para fazer as coisas facilmente.
Por exemplo, caso você queira testar o Deepin DE no Arch Linux. O problema desse software é quando você precisar removê-lo depois de testá-lo, terá que marcar manualmente as partes que quiser manter no Arch Linux. É demorado e muito chato.
Felizmente, alguém no Reddit fez uma pergunta sobre essa situação e conseguiu a solução certa: uma maneira fácil e confiável para instalar e remover um grupo de pacotes sem afetar os pacotes existentes.
Como instalar e remover um grupo de pacotes no Arch Linux
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Crie uma lista de pacotes que pertençam ao grupo de pacotes que você deseja instalar usando o seguinte comando. Esse comando irá adicionar todos os pacotes pertencentes ao grupo de pacotes deepin em um arquivo chamado “install.txt” em seu diretório atual. Note que ele simplesmente adicionará os nomes dos pacotes no arquivo, não os instalará;
pacman -Sp deepin --print-format '%n' --needed > install.txt
Passo 3. Em seguida, instale o grupo de pacotes como faz normalmente;
sudo pacman -S deepin
Passo 4. Quando você quiser remover o grupo de pacotes, simplesmente use o pacman dessa forma. Esse comando removerá somente os pacotes mencionados no arquivo install.txt;
sudo pacman -R - < install.txt
E está pronto! Gostou da solução? Deixe sua opinião nos comentários.
Para mais detalhes sobre o uso do Pacman, consulte as man pages do software:
man pacman