Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM

Confira os detalhes ddo anúncio de que o instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM.

Atualmente, a versão estável do Debian é a 10, chamada de Buster. E a próxima versão (ainda considerada instável) é a 11, chamada Bullseye. E esta versão 11 estada ficando cada ainda mais melhor.

Os trabalhos na próxima versão principal do sistema operacional Debian Linux continuam em um ritmo acelerado, e por conta disso, uma nova versão de desenvolvimento do Debian Installer chegou com suporte para novos dispositivos ARM, incluindo o laptop Pinebook Pro.

Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM

Instalador do Debian 11 recebeu suporte para o Pinebook Pro, e outros dispositivos ARM

Anunciado por Cyril Brulebois na noite passada, o terceiro alfa do instalador do Debian para o Debian 11 Bullseye traz muitos itens para suporte de hardware de alto nível, começando com o suporte para a série do kernel Linux 5.9 e continuando com a ativação do gráfico instalador para a arquitetura AArch64 (ARM64).

Com isso, o instalador do Debian Bullseye também ganhou suporte para novos dispositivos ARM, incluindo notebooks Pinebook PINE64 e Pinebook Pro ARM Linux, bem como NanoPi NEO Air e NanoPi NEO Plus2, da Olimex A64-OLinuXino e A64-OLinuXino-eMMC da FriendlyARM, e as placas ARM de código aberto SolidRun LX2160A da HoneyComb.

Também são suportados os minicomputadores Clearfog CX, SolidRun CuBox-i Solo e CuBox-i DualLite e o roteador modular Turris MOX, servidor, switch e dispositivo de ponto de acesso.

E, olhando para as versões alfa anteriores, o instalador Debian Bullseye também suportará a placa A20-OLinuXino-Lime2-eMMC da Olimex e o devkit Librem 5 da Purism, e adicionará suporte DTB para Rasperry Pi Compute Module 3, bem como suporte para laptops OLPC XO-1.75.

Entre outras melhorias dignas de nota, o Debian Installer para Debian 11 recebeu o gerenciador de inicialização UEFI e suporte para inicialização segura, suporte para suporte ao driver de código aberto NTFS-3G em sistemas ARM64 para acessar sistemas de arquivos NTFS, bem como aprimorado detecção de hardware e suporte de driver.

Resumindo, o próximo sistema operacional Debian 11 oferecerá ótimo suporte de hardware, especialmente para dispositivos ARM, uma vez que estes parecem ser o futuro da computação.

Mas ainda falta meio ano para esperar até que o Debian 11 seja lançado, em 2021.

Até então, você deve manter suas instalações do Debian 10 atualizadas, ou você pode baixar a atualização recém-lançada do Debian 10.7 se quiser implantá-la em novos computadores.

Sair da versão mobile