Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04

E a opção de Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04. Se você estava na expectativa desse recurso, confira mais alguns detalhes sobre ele, antes de testá-lo.


Conforme anunciado anteriormente, a Canonical está adicionando um novo recurso ao seu próximo sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que deverá ser lançado ainda no final de abril.

Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04
Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04

Essa novidade, permitirá que os usuários instalem um sistema operacional Ubuntu mínimo, com um conjunto básico de aplicativos, e com isso, possam aproveitar melhor o uso do seu hardware.

Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04

O recurso é chamado de “Instalação mínima” e é uma opção que estará disponível ao acessar a tela “Preparando para instalar o Ubuntu” do instalador do Ubuntu, logo após selecionar o layout do teclado. Como você pode imaginar, a opção está desativada por padrão.

Esse perfil de instalação remove cerca de 80 pacotes da instalação padrão, incluindo:

  • Thunderbird;
  • Transmission;
  • Rhythmbox;
  • LibreOffice (incluindo pacote de idiomas);
  • Cheese;
  • Shotwell;
  • ‘Conteúdo de exemplo’.

Depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) usando a opção de Instalação Mínima, o resultado é uma Ubuntu mais limpa com apenas alguns aplicativos, incluindo o Mozilla Firefox e alguns aplicativos do GNOME como o Terminal, Monitor do sistema, Calculadora, Gedit, Evince e Vídeos (Totem).

Entre os utilitários incluídos na versão de Instalação Mínima do Ubuntu 18.04 LTS, estão o Software Updater, Software & Updates, Startup Applications, Power Statistics, Input Method, Archive Manager, Characters, Font Viewer, Screenshot, Logs, bem como o Passwords & Keys.

Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04

A maioria desses aplicativos estão agrupados em uma pasta chamada “Utilitários” para facilitar o acesso e também para manter limpa a área de aplicativos do GNOME. Como esperado, a instalação mínima do Ubuntu é mais leve nos componentes do seu sistema e ocupa um volume menor na unidade de disco, para não mencionar que traz menos softwares indesejados.

Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04

Não que o Ubuntu seja um poço de bloatware, mas existem muitos usuários que não gostam de aplicativos específicos ou que querem personalizar suas instalações com apenas os aplicativos de que precisam. E isso, é exatamente o que a nova opção de Instalação Mínima no Ubuntu 18.04 LTS entrega.

A opção de instalação mínima é uma adição muito bem-vinda ao sistema, e espera-se que seja copiada, nos sistemas que ainda não possuem algo semelhante. Afinal, quem ganha com ela é o usuário.

Que tal experimentar a opção de Instalação Mínima do Ubuntu 18.04?

Se você quiser testar a opção de Instalação Mínima, você pode fazê-lo agora, baixando a última imagem ISO do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Para saber baixar a imagem ISO do Ubuntu 18.04, acesse a página de download da distribuição.

Antes de baixar, tenha em mente que o sistema operacional ainda está em desenvolvimento e algumas coisas podem não funcionar como esperado. O Ubuntu 18.04 LTS está programado para ser lançado no dia 26 de abril de 2018.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.