A briga do Instagram contra o X/Twitter continua, e tudo indica que i Instagram Threads terá um recurso Trending Topics.
Em um esforço para competir melhor com o X (antigo Twitter), o Threads do Instagram está se preparando para lançar um recurso muito procurado: Tendências.
Instagram Threads terá um recurso Trending Topics
Um usuário do Threads percebeu a atualização em uma captura de tela postada acidentalmente por um funcionário do Threads no fim de semana, que mostrava uma lista numerada de tópicos de tendência, bem como quantos “tópicos” estavam discutindo ativamente cada item.
A postagem foi flagrada pelo usuário Willian Max, que suspeita que a postagem deveria ser compartilhada em um feed interno usado apenas por funcionários da Meta. 9to5Mac e Mashable relataram anteriormente sobre a próxima adição.
A imagem mostra as principais tendências, como o novo álbum de Drake em primeiro lugar e outros tópicos atuais, como a Semana de Música Latina da Billboard ou o lançamento da 2ª temporada de Loki no Disney+.
No entanto, ao contrário do próprio X, a lista principal de tendências do Threads não parece ser acompanhada por outras listas de tendências por tópico, como Notícias, Esportes e Entretenimento, ou uma lista de tendências personalizadas “Para você”.
Dito isto, a adição seria mais um passo para tornar o Threads mais competitivo com Não está sozinha nessa empreitada – outras empresas que pretendem enfrentar o X incluem Mastodon de código aberto, o aplicativo Bluesky, apoiado por Jack Dorsey, e startups como Pebble e Spill, entre outras.
Desde seu lançamento em 5 de julho, que viu o Threads atingir 100 milhões de usuários mais rápido do que qualquer outro aplicativo anterior, a rede sofreu um declínio no uso.
Mas a equipe do Threads vem lançando rapidamente novos recursos para dar corpo ao aplicativo, incluindo suporte para feed cronológico, um aplicativo da web, troca fácil de perfil, uma maneira de ver postagens curtidas e, principalmente, suporte para pesquisa.
É claro que a pesquisa por si só não pode fazer do Threads um rival X. Em vez disso, é a combinação de pesquisa e tendências que ajuda a tornar o X uma rede de referência para notícias de última hora e conversas e debates oportunos – algo que Threads ainda não domina.
Como o The Information relatou recentemente, existem algumas preocupações internas sobre quantos Threads deveriam abraçar as notícias, com a liderança sênior hesitando em fazê-lo devido aos possíveis problemas que isso traz.
Essa é uma área que a Meta, claro, teve de enfrentar ao longo dos anos, onde a circulação de notícias no Facebook dividiu a sua base de utilizadores e permitiu que notícias inflamatórias e falsas ganhassem força.
Mas em resposta a uma postagem do Threads na semana passada que afirmava que a empresa provavelmente tem medo de publicar notícias, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, respondeu:
“Não somos anti-notícias, as notícias já estão nos tópicos. “Estamos simplesmente tentando evitar promessas excessivas e entregas insuficientes para um grupo incrivelmente poderoso, o que é um erro que cometemos como empresa muitas vezes no passado.”
Isso também poderia explicar por que Threads não fez do Trends um dos primeiros recursos que abordou em sua corrida para se tornar um clone do Twitter/X.
Até o momento, Threads adotou uma abordagem cautelosa em relação às notícias e tendências, tendo bloqueado termos como “covid” e “long covid”, “vacinação” e outras palavras, como “sexo”, “nude”, “sangue” e “pornografia”, de seu recurso de pesquisa, informou o The Washington Post.
E em uma entrevista recente ao The Verge, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, explicou que queria que a cultura do Threads fosse “um lugar mais positivo e amigável para discussão”, em comparação com o X, que ele disse “indexa fortemente apenas ser bastante negativo e “crítico”.
Mas buscar “apenas boas vibrações” não é necessariamente uma forma de transformar Threads em um rival X, já que as notícias tendem a trazer reações e opiniões fortes.
Além disso, não está claro se a adição de Trends convencerá os usuários a abandonar o X for Threads, já que outros recursos altamente esperados pouco fizeram para mover a agulha nessa frente até o momento, incluindo o tão solicitado lançamento do aplicativo da web.
De acordo com a Similarweb, o uso de aplicativos Android do Threads caiu no primeiro mês, de 49,2 milhões em 7 de julho para 10,3 milhões um mês depois.
Outras métricas de agosto de 2023 da data.ai relatam que Threads agora tem um total de 135 milhões de usuários ativos mensais globais – muito menos dos 666 milhões de X, estima.