Os desenvolvedores anunciaram que o Inkscape 1 está chegando depois de 15 anos. Confira as novidades e veja como instalar esse software no Linux.
- Como instalar o jogo Biplanes Revival no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
- Como instalar o jogo de corrida SuperTuxKart no Linux
O Inkscape é um editor SVG de qualidade que é executado em sistemas Linux, Mac e Windows e pode ser usado para criar ou editar gráficos vetoriais como logotipos, diagramas, ilustrações, gráficos e qualquer outra coisa entre eles.
Inkscape 1 está chegando depois de 15 anos! Confira as novidades!
Após estar em desenvolvimento nos últimos 15 anos, o editor de gráficos vetoriais Inkscape está finalmente alcançando o marco 1.0, provando sua maturidade com novos e excitantes recursos e melhorias.
O InkScape 1.0 é um lançamento importante que todos os fãs de tecnologias abertas esperam há tanto tempo, e finalmente traz recursos e melhorias há muito esperados.
Os destaques do Inkscape 1.0 incluem uma interface de usuário atualizada que oferece melhor suporte para telas 4K/HiDPI e suporte a temas, a capacidade de girar e espelhar telas, novas opções para exportar para o formato de imagem PNG, fontes variáveis (requer o pango 1.41.1 ou superior), bem como operações de path muito mais rápidas e cancelamento de uma grande quantidade de paths.
Sobre esse lançamento, os desenvolvedores disseram o seguinte:
“A interface do usuário foi alterada para usar uma versão mais recente do GTK +, o kit de ferramentas de widget que o Inkscape usa para desenhar a interface do usuário na tela. Esta nova versão traz muitas melhorias, especialmente para usuários de telas HiDPI. Atualizar o Inkscape para usá-lo tem sido um grande esforço que foi antecipado ansiosamente por um longo tempo, e foi um foco do Boston Hackfest.”
Entre outras mudanças no lançamento do Inkscape 1.0, que devem estar disponíveis ainda este ano, podemos mencionar a capacidade de controlar a largura da ferramenta PowerStroke com gestos de toque sensível à pressão em tablets gráficos, suporte para LPE de filete/chanfro e operação booleana sem perdas LPE e posicionamento opcional de Origin no canto superior esquerdo da janela.
Uma primeira versão alfa de pré-lançamento do Inkscape 1.0 está agora disponível para download como um AppImage para sistemas operacionais baseados em Linux.
Um pacote de fontes também está disponível se você quiser compilar o software em sistemas operacionais Mac ou Windows.
Mais detalhes sobre as mudanças que chegam ao Inkscape 1.0 serão revelados a tempo, mas você pode conferir as notas de versão do release.
Enquanto isso, se você estiver usando o Inkscape, deve saber que a versão 0.92.4 também foi lançada recentemente como uma atualização de manutenção, que adiciona suporte para alinhar vários objetos como um grupo relativo a um único objeto, imprimindo melhorias, suporte para gravar dados de imagem em saída padrão e leitura a partir dele, melhor desempenho da ferramenta de medida ao trabalhar com grades visíveis e outras correções de bugs.
Como instalar ou atualizar o Inkscape
Para instalar a versão mais recente do Inkscape nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via Flatpak
Conheça, instale e aprenda a utilizar o Inkscape
Inkscape no Ubuntu – Como atualizar para a versão mais recente
O que está sendo falado no blog
- Gerenciador de fotos do Flickr: Instale Frogr no Ubuntu e seus derivados
- Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via Flatpak
- Entangle 2.0 lançado com várias melhorias e correções
- Descobertos 15 Aplicativos falsos de mapas para Android
- Personalizar as notificações do Ubuntu? Instale e use o NotifyOSD
- Como instalar o leitor de e-books Cool Reader no Ubuntu e derivados
- Porteus Kiosk 4.8.0 lançado – Confira as novidades e baixe
- Inkscape 1 está chegando depois de 15 anos! Confira as novidades!
- Malware troca software de segurança por um minerador Monero
- Burg no Ubuntu, Debian e derivados – Embeleze o menu de inicialização do sistema
- Como instalar o cliente ChessX no Linux via Flatpak para jogar xadrez