E foi lançado o Inkscape 1.4 com galeria de filtros e grades modulares, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Inkscape é um editor SVG de qualidade que é executado em sistemas Linux, Mac e Windows e pode ser usado para criar ou editar gráficos vetoriais como logotipos, diagramas, ilustrações, gráficos e qualquer outra coisa entre eles.
Inkscape possui ferramentas de desenho sofisticadas com recursos comparáveis ao Adobe Illustrator, CorelDRAW e Xara Xtreme. Você pode importar e exportar vários formatos de arquivo, incluindo SVG, AI, EPS, PDF, PS e PNG.
Ele tem um conjunto completo de recursos, uma interface simples, suporte multilíngue e é projetado para ser extensível, os usuários podem personalizar a funcionalidade do Inkscape com plug-ins.
O editor fornece ferramentas de desenho flexíveis e oferece suporte para ler e salvar imagens nos formatos SVG, OpenDocument Drawing, DXF, WMF, EMF, sk1, PDF, EPS, PostScript e PNG.
Agora, o editor de gráficos vetoriais gratuito e de código aberto Inkscape foi atualizado para a versão 1.4.
Novidades do Inkscape 1.4
Chegando mais de 1 ano e quatro meses após o Inkscape 1.3, a versão Inkscape 1.4 apresenta uma nova caixa de diálogo Galeria de filtros para facilitar a localização do melhor filtro para suas necessidades, novos botões seletores de grade para facilitar a identificação da grade de sua escolha e novas grades modulares para planejar layouts e criar ícones.
O Inkscape 1.4 também apresenta uma visualização unificada do navegador de fontes para permitir que você navegue rapidamente pela sua coleção de fontes, adiciona suporte para links internos em arquivos PDF exportados, adiciona suporte para personalizar o estilo e a forma básica de todas as alças, adiciona suporte para arquivos abertos do Affinity Designer e implementa mais de 500 novos ícones no tema Dash.
Além disso, o Inkscape 1.4 atualiza a ferramenta Shape Builder para lidar com edições rápidas em imagens raster (pixel) no Inkscape, atualiza a caixa de diálogo Swatches para incluir um novo menu suspenso com visualizações de paletas de cores, melhora o manuseio de arquivos de paleta e melhora o SVG Font Editor para facilitar a classificação de glifos e a remoção de pares.
O Inkscape 1.4 também unifica as caixas de diálogo Objective Attributes e Object Properties em uma para facilitar a alteração das diferentes propriedades dos objetos, adiciona opções adicionais no Ruler and Taper Stroke LPE, melhora o comportamento de exclusão de nós, adiciona novos modelos para livretos dobráveis e adiciona suporte de visualização na ferramenta Spray.
Mas espere, tem mais, pois o Inkscape 1.4 também introduz extensões mais rápidas, muitas novas opções de linha de comando, mais formatos de paleta de cores suportados, como CIELAB, Adobe Color Book e Adobe Swatch Exchange, traduções atualizadas e inúmeras correções de bugs.
E para saber mais sobre essa versão do Inkscape, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Inkscape
O Inkscape está disponível para Windows, Linux e macOS. Os downloads do Linux apontam para um binário AppImage, um pacote Snap e um Ubuntu/Linux Mint PPA.
Portanto, para instalar a versão mais recente do Inkscape nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via AppImage
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via Flatpak
Inkscape no Ubuntu – Como atualizar para a versão mais recente