E foi lançado o Inkscape 1.3 com a nova ferramenta Shape Builder, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Inkscape é um editor SVG de qualidade que é executado em sistemas Linux, Mac e Windows e pode ser usado para criar ou editar gráficos vetoriais como logotipos, diagramas, ilustrações, gráficos e qualquer outra coisa entre eles.
Inkscape possui ferramentas de desenho sofisticadas com recursos comparáveis ao Adobe Illustrator, CorelDRAW e Xara Xtreme. Você pode importar e exportar vários formatos de arquivo, incluindo SVG, AI, EPS, PDF, PS e PNG.
Ele tem um conjunto completo de recursos, uma interface simples, suporte multilíngue e é projetado para ser extensível, os usuários podem personalizar a funcionalidade do Inkscape com plug-ins.
O editor fornece ferramentas de desenho flexíveis e oferece suporte para ler e salvar imagens nos formatos SVG, OpenDocument Drawing, DXF, WMF, EMF, sk1, PDF, EPS, PostScript e PNG.
Agora, o editor de gráficos vetoriais gratuito e de código aberto Inkscape foi atualizado para a versão 1.3.
Novidades do Inkscape 1.3
O Inkscape 1.3 chegou um ano e dois meses após o Inkscape 1.2 e apresenta uma nova ferramenta chamada Shape Builder, que permite criar novas formas combinando e construindo novos caminhos, mesmo a partir de várias formas sobrepostas.
O melhor de tudo é que as novas formas também manterão sua cor original.
Também é novo um diálogo de Recursos de Documentos que pode mostrar estatísticas sobre seus documentos e oferece uma maneira mais eficiente de organizar seus documentos do Inkscape.
Além disso, um novo recurso de coleções de fontes ajudará aqueles que possuem muitas fontes em sua coleção a categorizá-las melhor.
O Inkscape 1.3 também traz um novo editor de padrões que permite ajustar um padrão, ajustar os parâmetros do padrão como formas, tamanhos e rotação, bem como alterar as cores para sua versão de um padrão e adaptar o deslocamento.
A caixa de diálogo Camadas e Objetos recebeu algumas melhorias nesta versão para permitir que você ajuste a opacidade ou o modo de mesclagem de uma camada usando o controle deslizante, bem como para ocultar ou bloquear objetos em um único toque, arrastando vários objetos de uma vez.
Esta versão também facilita o ajuste rápido das configurações de snap, oferece mais controle sobre as margens e sangria de um documento ao se preparar para impressão e facilita a seleção de nós que são difíceis de selecionar com a seleção de retângulo segurando a tecla Alt e desenhando.
Por último, mas não menos importante, a caixa de diálogo Live Path Effects (LPE) foi reprojetada para acesso rápido e fácil, a funcionalidade de importação de PDF foi reescrita com uma nova caixa de diálogo que fornece uma visão geral do que o Inkscape fará com cada fonte encontrada em um documento PDF e a lógica de exclusão de nó foi aprimorada.
O Inkscape 1.3 também torna mais fácil encontrar suas cores favoritas na paleta fixando-as, além de personalizar o tamanho das amostras de cores, permite copiar e colar objetos de uma página para outra que ficarão na mesma posição e torna a caixa de diálogo Filtros mais fácil de usar.
E para saber mais sobre essa versão do Inkscape, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Inkscape
O Inkscape está disponível para Windows, Linux e macOS. Os downloads do Linux apontam para um binário AppImage, um pacote Snap e um Ubuntu/Linux Mint PPA.
Portanto, para instalar a versão mais recente do Inkscape nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via AppImage
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via Flatpak
Inkscape no Ubuntu – Como atualizar para a versão mais recente