E após três anos em produção, finalmente foi lançado o Inkscape 1.0. Confira as novidades dessa importante atualização e veja como instalar no Linux.
O Inkscape é um editor SVG de qualidade que é executado em sistemas Linux, Mac e Windows e pode ser usado para criar ou editar gráficos vetoriais como logotipos, diagramas, ilustrações, gráficos e qualquer outra coisa entre eles.
Agora, depois de mais de três anos em construção, a versão do Inkscape 1.0 do melhor software de editor de gráficos vetoriais de código aberto e gratuito está finalmente aqui e é uma atualização maciça.
Novidades do Inkscape 1.0
Provavelmente, a maior novidade da versão 1.0 do Inkscape é o port para o kit de ferramentas de interface do usuário mais recente do GTK3. Isso significa que o Inkscape não só terá uma aparência melhor em geral, mas também funcionará em telas HiDPI/4K.
Mas existem vários outros novos recursos incluídos nesta versão que devem agradar até os designers gráficos mais aspirantes, os usuários de desenhos de estilo livre e outros artistas que trabalham com gráficos SVG.
Entre eles, há o suporte a temas para permitir que os usuários escolham entre temas escuros ou claros para combinar com suas áreas de trabalho, uma nova caixa de diálogo de seleção de efeitos de caminho ao vivo pesquisável, novos modos de exibição de divisão e raio X, além de rotação e espelhamento de tela.
O alinhamento na tela também é suportado nesta versão principal, que também oferece a capacidade de exportar PDFs com links e metadados clicáveis, novas paletas, modelos, guias de margem e gradientes de malha.
A lista de novos recursos continua com uma nova extensão que permite aos usuários criar modelos interativos, suporte para fontes variáveis, texto corrido compatível com o navegador, além de configurações de altura da linha mais poderosas e simplificadas.
Com o novo modo PowerPencil, os artistas finalmente poderão criar caminhos fechados e usar a largura dependente da pressão.
O Inkscape 1.0 também permite vetorizar desenhos de linhas, renderizar e exportar linhas de cabelo e usar hachuras de vetores SVG2.
Entre outras mudanças dignas de nota incluídas no Inkscape 1.0, há três novos efeitos de caminho, como Offset, PowerClip e PowerMask, a capacidade de criar guias duplicados e alinhar grades a uma página, a capacidade de criar arcos fechados e o suporte para salvar o arquivo atual como Uma amostra.
Algumas mudanças importantes também foram feitas no sistema de extensões, que atualmente está migrando para o Python 3. Isso significa que algumas extensões de terceiros podem não funcionar conforme o esperado ou de forma alguma.
Como se trata de uma atualização maciça, também existem várias melhorias de desempenho para permitir que os usuários trabalhem com objetos pesados do nó e tornem o uso de vários componentes e funções muito mais rápido.
Para mais detalhes sobre os novos recursos implementados no Inkscape 1.0, você pode conferir o vídeo da versão abaixo: https://youtu.be/f6UHXkND4Sc
E para saber mais sobre essa versão do Inkscape, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Inkscape 1.0
Para instalar a versão mais recente do Inkscape nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via Flatpak
Inkscape no Ubuntu – Como atualizar para a versão mais recente
- Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux
- Como instalar o Letterpress no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LazPaint no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux via Flatpak