E foi lançado o Inkscape 1.0.1 com seletores e diálogo CSS prontos para produção. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Inkscape é um editor SVG de qualidade que é executado em sistemas Linux, Mac e Windows e pode ser usado para criar ou editar gráficos vetoriais como logotipos, diagramas, ilustrações, gráficos e qualquer outra coisa entre eles.
Lançado no início de maio de 2020, o Inkscape 1.0 chegou depois de mais de três anos sendo criado como a primeira versão madura deste editor de gráficos vetoriais de código aberto amado por vários artistas digitais, apresentando vários novos recursos e melhorias.
Agora, o Inkscape 1.0.1 está aqui com um monte de mudanças interessantes que provavelmente agradariam aos usuários. O Inkscape também é o primeiro point release da série Inkscape 1.0.
Novidades do Inkscape 1.0.1
Em primeiro lugar, a mudança mais interessante é o fato de que os seletores e diálogo CSS anteriormente experimentais agora estão finalmente prontos para produção.
Ele pode ser ativado no menu Objeto e vem como uma substituição drop-in para a caixa de diálogo Conjuntos de seleção obsoleta.
Na caixa de diálogo Seletores e CSS, você poderá editar a folha de estilo CSS de um documento, bem como selecionar todos os objetos com um determinado seletor CSS e adicionar, remover e editar propriedades CSS.
Falando sobre recursos experimentais, o Inkscape 1.0.1 apresenta um, a extensão de exportação de PDF do Scribus com gerenciamento de cores, que abre o caminho para a compatibilidade com o modelo de cor CMYK (Cyan Magenta Yellow Black) no Inkscape.
Este recurso está disponível para você experimentar nas caixas de diálogo “Salvar como” e “Salvar uma cópia”.
Além disso, há uma nova extensão Color > List All que listará todas as cores sendo usadas em um documento, e a extensão Interpolar agora pode interpolar gradientes em preenchimentos e traços também.
Como de costume, cada novo lançamento do Inkscape traz algumas vantagens para os usuários do Linux.
Por exemplo, o Inkscape 1.0.1 melhora o pacote Snap adicionando suporte para localizar todas as fontes instaladas em seu sistema.
Este primeiro lançamento pontual do Inkscape 1.0 também adiciona uma nova opção chamada Renderização: Redesenhar ao editar em Editar> Preferências para permitir que os usuários limitem o corte de tela durante a edição e melhora a extensão Render Barcode para permitir que você defina um ID para grupos de código QR.
Melhorias menores foram feitas em torno do fator de correção de zoom, a caixa de diálogo Propriedades do Documento, a caixa 3D, Borracha, Gradiente, Nó, Lápis, Seletor e ferramentas de Texto, as extensões Python, o Nó LPE, o Clonar LPE original, a seleção LPE diálogo e Roughen LPE.
Claro, vários bugs foram eliminados para que o aplicativo travasse com menos frequência.
E para saber mais sobre essa versão do Inkscape, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Inkscape 1.0.1
Para instalar a versão mais recente do Inkscape nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via AppImage
Como instalar a versão mais recente do Inkscape no Linux via Flatpak
Inkscape no Ubuntu – Como atualizar para a versão mais recente
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap