Passaram pouquíssimos dias do lançamento do Ubuntu 22.04 LTS e já foi iniciado o desenvolvimento do Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu.
Sim. Está aberto o desenvolvimento do Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu, mantendo a tradição da Canonical de iniciar os trabalhos na próxima versão do seu sistema, poucos dias depois do último lançamento.
Iniciado o desenvolvimento do Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu
Em seu post inicial na lista de discussão principal de desenvolvimento do Ubuntu, Brian Murray, do Ubuntu, escreveu:
“Temos o prazer de anunciar que o kinetic está agora aberto para desenvolvimento. a sincronização automática foi habilitada e será executada em breve.”
E acrescentou, em um tom ameaçador:
“Como de costume, esperamos um grande fluxo de compilações e autopkgtests neste período inicial, o que causará atrasos. Por favor, ajude a consertar qualquer quebra que ocorra.”
Arte neste estágio de desenvolvimento não há muitas coisas “novas” para mencionar, muito menos ver. Mas se você gosta de caçar bugs, honestamente: esta é a temporada principal – entre e divirta-se.
O Ubuntu 22.10 ‘Kinetic Kudu’ será lançado em 20 de outubro de 2022. O congelamento de recursos está previsto para 25 de agosto e o congelamento da interface do usuário em 15 de setembro. 6 de outubro de 2022.
As primeiras compilações diárias testáveis para o Ubuntu 22.10 atingirão os servidores de imagem do Ubuntu assim que as ferramentas e as importações iniciais estiverem em vigor, sem problemas. E claro, postarei sobre as compilações diárias assim que as vir.
O que podemos esperar encontrar na versão final e estável em outubro?
Um novo kernel Linux, drivers gráficos atualizados e o GNOME 43 são um dado adquirido. O novo instalador baseado em Flutter do Ubuntu pode finalmente estar pronto para um destaque, assim como o Pipewire como servidor de som padrão – embora esperemos que a mudança seja melhor do que a mudança para o PulseAudio (que, apropriadamente, também ocorreu durante um lançamento ‘K’ – Ubuntu 9.10 ‘Karmic Koala’).