Incus 6.5 lançado com melhorias de desempenho, e mais

E foi lançado o Incus 6.5 com melhorias de desempenho, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

Incus é um fork do sistema de gerenciamento de contêineres LXD, criado pela antiga equipe de desenvolvimento que criou o LXD. Ele é um contêiner de sistema e gerenciador de máquina virtual moderno, seguro e poderoso.

Enfim, o Incus é um fork do LXD que surgiu devido à decisão da Canonical de desenvolver o LXD como um projeto corporativo separado, separando-o da comunidade Linux Containers que supervisionou seu desenvolvimento.

A criação da Incus teve como objetivo fornecer uma alternativa independente e voltada para a comunidade.

Incus é um contêiner de sistema de código aberto gratuito e gerenciador de máquina virtual desenvolvido pela comunidade Linux Containers. Suporta imagens para um grande número de distribuições Linux.

Com ele, você pode gerenciar seus contêineres e VMs com uma ferramenta simples de linha de comando, diretamente por meio da API REST ou usando ferramentas e integrações de terceiros.

Recentemente foi apresentado o lançamento da primeira versão do projeto Incus, o Incus 6.5.

Novidades do Incus 6.5

Incus 6.5 lançado com melhorias de desempenho, e mais
Incus 6.5 lançado com melhorias de desempenho, e mais

Um mês após seu lançamento anterior 6.4, o Incus, um gerenciador de máquinas virtuais e contêineres de código aberto, lançou sua atualização mais recente, o Incus 6.5, com foco em aumentar o desempenho.

Em vista disso, tarefas que antes levavam uma quantidade substancial de tempo, como verificações de inicialização e resolução de vários perfis e dispositivos, agora foram otimizadas.

Essas melhorias resultam em aumentos de desempenho em surpreendentes 20 a 30 vezes, reduzindo o tempo de dezenas de minutos para meros segundos.

A nova versão também apresenta vários novos recursos para melhorar a interação do usuário e o gerenciamento do sistema.

Um dos recursos de destaque é a função de reinicialização automática para instâncias, que permite que os contêineres de aplicativos reiniciem automaticamente até 10 vezes em um minuto se saírem inesperadamente.

Isso é particularmente útil para manter a continuidade do serviço em caso de travamentos ou recarregamentos de aplicativos.

Melhorando ainda mais a experiência da CLI, a atualização traz consistência e personalização à saída dos comandos de lista.

Os usuários agora podem personalizar sua saída usando as opções “–format” e “–columns”, facilitando a criação de scripts e a automatização de tarefas com o Incus.

No lado da virtualização, o Incus 6.5 estende sua funcionalidade com vários avanços no gerenciamento de máquinas virtuais.

Novos ganchos e scriptlets para QEMU via QMP (QEMU Machine Protocol) permitem configuração detalhada e tratamento de resposta dinâmica, atendendo a necessidades mais complexas e específicas do usuário.

Não podemos deixar de mencionar que o lançamento estreia o redimensionamento de disco ativo para VMs, permitindo ajustes no disco raiz ou em qualquer disco conectado sem reinicializar o sistema.

Esse recurso permite a utilização imediata da capacidade de armazenamento expandida, aprimorando significativamente o gerenciamento de dados em tempo real.

Por fim, na frente da rede, o Incus 6.5 inclui suporte inicial para verificações de integridade em balanceadores de carga OVN.

Essas verificações garantem melhor confiabilidade e disponibilidade de serviço monitorando e gerenciando o desempenho do backend com base em parâmetros personalizáveis, como intervalos de verificação de integridade e limites de falha.

Para saber mais sobre essa versão do Incus, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Incus

Os usuários são incentivados a experimentar esses novos recursos visitando a plataforma online da Incus, que oferece uma experiência prática com a versão mais recente.

O Incus está disponível para as distribuições Linux mais comuns. Então, para instalar a versão mais recente do Incus nas principais distribuições Linux, acesse esse endereço.
Para usuários do Ubuntu, usem esse tutorial:
Como instalar contêiner Incus no Ubuntu 22.04 LTS

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.