Incus 6.4 lançado com novos recursos e correções de bugs

E foi lançado o Incus 6.4 com novos recursos e correções de bugs. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

Incus é um fork do sistema de gerenciamento de contêineres LXD, criado pela antiga equipe de desenvolvimento que criou o LXD. Ele é um contêiner de sistema e gerenciador de máquina virtual moderno, seguro e poderoso.

Enfim, o Incus é um fork do LXD que surgiu devido à decisão da Canonical de desenvolver o LXD como um projeto corporativo separado, separando-o da comunidade Linux Containers que supervisionou seu desenvolvimento.

A criação da Incus teve como objetivo fornecer uma alternativa independente e voltada para a comunidade.

Incus é um contêiner de sistema de código aberto gratuito e gerenciador de máquina virtual desenvolvido pela comunidade Linux Containers. Suporta imagens para um grande número de distribuições Linux.

Com ele, você pode gerenciar seus contêineres e VMs com uma ferramenta simples de linha de comando, diretamente por meio da API REST ou usando ferramentas e integrações de terceiros.

Recentemente foi apresentado o lançamento da primeira versão do projeto Incus, o Incus 6.4.

Novidades do Incus 6.4

Incus 6.4 lançado com novos recursos e correções de bugs
Incus 6.4 lançado com novos recursos e correções de bugs

Um mês após seu lançamento anterior 6.3, o Incus, um gerenciador de máquinas virtuais e contêineres de código aberto, lançou sua atualização mais recente, o Incus 6.4, rotulado por seus desenvolvedores como um “lançamento equilibrado com algo novo para todos”.

Esta atualização mais recente apresenta novos recursos e correções de bugs, aprimora o suporte para ambientes compartilhados e de cluster complexos e melhora a robustez geral do sistema e a experiência do usuário.

Um dos recursos de destaque do Incus 6.4 é a abordagem reformulada para configurações de grupos de cluster. Os usuários agora podem gerenciar grupos de cluster com a mesma facilidade e flexibilidade de outros objetos Incus usando um conjunto padrão de comandos e APIs.

Isso simplifica o processo de edição, recuperação e definição de configurações para grupos de cluster, tornando-o mais intuitivo para administradores de sistema.

Além disso, o Incus 6.4 permite personalização detalhada das configurações de CPU da máquina virtual no nível do grupo de cluster.

Os administradores podem especificar linhas de base e sinalizadores de CPU para VMs dentro de cada grupo de cluster, garantindo compatibilidade e desempenho ideais adaptados a gerações ou modelos de hardware específicos.

A atualização também introduz a capacidade de utilizar um subcaminho de um volume como uma fonte de disco, aumentando a flexibilidade no gerenciamento de armazenamento.

Isso permite que os contêineres compartilhem um volume comum sem comprometer o isolamento e a segurança dos dados dentro de cada contêiner.

Outra novidade interessante na nova versão é que ela estende sua versatilidade com melhorias nos limites de recursos específicos do projeto. Mais especificamente, os administradores agora podem definir limites de uso de armazenamento por pool dentro dos projetos.

Além disso, o Incus 6.4 introduz a capacidade de criar redes OVN (Open Virtual Network) isoladas sem um uplink.

Esta atualização permite a criação de ambientes de rede totalmente isolados, o que é crucial para testes e aplicativos sensíveis à segurança onde nenhuma conectividade de rede externa é desejada.

Mas espere, tem mais. A atualização também se concentra em melhorar o isolamento de recursos e a estabilidade do sistema com a opção de executar uma instância LXCFS dedicada (um sistema de arquivos FUSE projetado para uso por contêineres LXC) para cada contêiner.

Isso é ótimo porque reduz o risco associado a recursos compartilhados e melhora a confiabilidade do sistema ao isolar o impacto de uma única falha de instância LXCFS.

Por fim, o Incus 6.4 simplifica a implantação de contêineres OCI ao introduzir suporte para arquivos de variáveis ​​de ambiente durante as fases de criação ou inicialização.

Para saber mais sobre essa versão do Incus, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Incus

Os usuários são incentivados a experimentar esses novos recursos visitando a plataforma online da Incus, que oferece uma experiência prática com a versão mais recente.

O Incus está disponível para as distribuições Linux mais comuns. Então, para instalar a versão mais recente do Incus nas principais distribuições Linux, acesse esse endereço.
Para usuários do Ubuntu, usem esse tutorial:
Como instalar contêiner Incus no Ubuntu 22.04 LTS

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.