E foi lançado o Incus 6.2 com colunas personalizáveis e suporte a YAML. Confira as novidades da atualização e veja como instalar no Linux.
Incus é um fork do sistema de gerenciamento de contêineres LXD, criado pela antiga equipe de desenvolvimento que criou o LXD. Ele é um contêiner de sistema e gerenciador de máquina virtual moderno, seguro e poderoso.
Enfim, o Incus é um fork do LXD que surgiu devido à decisão da Canonical de desenvolver o LXD como um projeto corporativo separado, separando-o da comunidade Linux Containers que supervisionou seu desenvolvimento.
A criação da Incus teve como objetivo fornecer uma alternativa independente e voltada para a comunidade.
Incus é um contêiner de sistema de código aberto gratuito e gerenciador de máquina virtual desenvolvido pela comunidade Linux Containers. Suporta imagens para um grande número de distribuições Linux.
Com ele, você pode gerenciar seus contêineres e VMs com uma ferramenta simples de linha de comando, diretamente por meio da API REST ou usando ferramentas e integrações de terceiros.
Recentemente foi apresentado o lançamento da primeira versão do projeto Incus, o Incus 6 LTS.
Novidades do Incus 6.2
A nova versão 6.2 apresenta vários recursos, melhorias e correções de bugs para aprimorar a usabilidade, funcionalidade e desempenho da ferramenta. Aqui estão eles.
O Incus 6.2 adiciona documentação abrangente em vários módulos. Isso inclui detalhes sobre restrições de imagem, limites de kernel de instância, dispositivos USB e Unix, zonas de rede e gerenciamento de disco.
Esses documentos visam ajudar os usuários a compreender e utilizar melhor todos os recursos do Incus.
A nova versão também amplia o suporte YAML para criação de chaves em buckets e volumes de armazenamento, tornando o gerenciamento de configuração mais simplificado e acessível.
Além disso, os usuários agora podem personalizar colunas em listas para armazenamento e interfaces de rede, permitindo uma visualização mais personalizada que atenda às necessidades individuais.
Além disso, o Incus 6.2 inclui funções como LogicalRouterSNATAdd e LogicalRouterDNATSNATAdd para recursos aprimorados de roteamento de rede.
Um comando incus top recém-adicionado foi introduzido, permitindo aos usuários monitorar o uso de recursos e o desempenho do sistema em tempo real.
Além do mencionado acima, o Incus 6.2 também inclui:
- Várias correções de bugs melhoram a estabilidade do Incus, incluindo correções para erros de tempo de execução e ajustes no tratamento de estados de migração e compatibilidades de arquitetura de 32 bits.
- Para melhorar a eficiência operacional geral, foram feitas atualizações nas dependências e pequenos ajustes no alinhamento do código e na ordem dos argumentos.
- Mudanças no local de instalação do agente incus para um local gravável aumentam a segurança e a facilidade de manutenção.
- A versão também inclui uma nova implementação de API de acesso, aprimorando os protocolos de segurança e o gerenciamento de acesso do usuário.
Por último, a atualização refinou a forma como os logs do console são tratados, tornando mais fácil para os usuários rastrear e diagnosticar problemas em seus ambientes de contêiner.
Essas melhorias ajudam a manter uma saída de log mais clara e organizada, essencial para uma solução de problemas eficaz.
Para saber mais sobre essa versão do Incus, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Incus
O Incus está disponível para as distribuições Linux mais comuns. Então, para instalar a versão mais recente do Incus nas principais distribuições Linux, acesse esse endereço.
Para usuários do Ubuntu, usem esse tutorial:
Como instalar contêiner Incus no Ubuntu 22.04 LTS