Immich 1.114 lançado com novas melhorias e correções de bugs

E foi lançado o Immich 1.114 com novas melhorias e correções de bugs, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar ou acessar.

Immich é uma solução de gerenciamento de fotos e vídeos auto-hospedada de alto desempenho, uma alternativa auto-hospedada ao Google Fotos.

O Immich é um software livre e está disponível sob licença GNU AGPL v3.

Agora, foi lançado o Immich 1.114.

Novidades do Immich 1.114

Immich 1.114 lançado com novas melhorias e correções de bugs
Immich 1.114 lançado com novas melhorias e correções de bugs (Painel de upload do Immich 1.114)

Immich 1.114, que inclui melhorias na experiência do usuário e correções de bugs que aprimoram recursos introduzidos recentemente.

Primeiro, a Immich atualizou significativamente seus recursos de marcação — uma resposta direta ao feedback do usuário da última versão.

Notavelmente, as tags agora são lidas de HierarchicalSubject como tags hierárquicas, usando ‘|’ como delimitador, garantindo um sistema de marcação mais organizado e acessível.

O sistema assume como padrão a leitura de palavras-chave somente quando as tags hierárquicas não estão disponíveis, simplificando consideravelmente o processo de marcação. Além disso, um bug anterior que impedia a remoção da última tag de EXIF/XMP foi eliminado.

Para aqueles que usam o Adobe Lightroom, o Immich agora oferece suporte a tags do Lightroom.

Além disso, a nova versão permite a importação de metadados faciais no formato Digikam durante a extração de metadados, preparando o cenário para futuras melhorias no reconhecimento facial.

No entanto, é importante observar algumas limitações atuais: ativos com metadados faciais existentes pularão a etapa de detecção facial, e esses rostos ainda não são considerados durante os processos de reconhecimento facial.

Mas você pode esperar por recursos mais integrados em versões futuras.

O Immich 1.114 também melhorou a forma como os deslocamentos de fuso horário são analisados, garantindo que seus ativos mostrem a hora e a data corretas, não importa onde foram criados — mesmo em locais que usam o deslocamento “+00:00”.

No lado da IU, o painel de upload ostenta uma nova aparência, melhorando a interface do usuário, mantendo sua funcionalidade familiar.

Uma mudança notável é como as duplicatas são tratadas: elas não são mais removidas automaticamente da fila, permitindo que os usuários as gerenciem manualmente.

Por fim, a versão anterior do Immich 1.113 tinha um problema: se a conexão com o banco de dados fosse perdida, o sistema exigia uma reinicialização para se reconectar. Não mais.

Agora, o Immich tenta se reconectar automaticamente ao banco de dados a cada cinco segundos indefinidamente, garantindo que seu trabalho não seja interrompido, independentemente de problemas de rede.

Para saber mais sobre essa versão do Immich, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Immich

O Immich está disponível na web (você pode acessar a demonstração na web em https://demo.immich.app) e nas lojas da apps do Android e iOS.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.