Immich 1.106.1 lançado com detecção de imagem semelhante

E foi lançado o Immich 1.104 com detecção de imagem semelhante, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar ou acessar.

Immich é uma solução de gerenciamento de fotos e vídeos auto-hospedada de alto desempenho, uma alternativa auto-hospedada ao Google Fotos.

O Immich é um software livre e está disponível sob licença GNU AGPL v3.

Agora, foi lançado o Immich 1.106.1.

Novidades do Immich 1.106.1

Immich 1.106.1 lançado com detecção de imagem semelhante
Immich 1.106.1 lançado com detecção de imagem semelhante

A decisão de pular diretamente para 1.106.1 a partir de 1.105.x abordou bugs adicionais identificados durante o processo de revisão do aplicativo móvel, garantindo uma implementação tranquila em todas as plataformas.

1.106.1 traz uma série de mudanças e melhorias em sua plataforma. Uma das mudanças mais impactantes nesta versão é a modificação da compatibilidade da API e das variáveis ​​ambientais.

Os antigos “SERVER_PORT”, “MICROSERVICES_PORT” e “MACHINE_LEARNING_PORT” foram consolidados em um único “IMMICH_PORT” e, da mesma forma, “HOST” e “MACHINE_LEARNING_HOST” agora se enquadram em “IMMICH_HOST”.

Esta consolidação visa agilizar o gerenciamento das configurações e reduzir a confusão durante a configuração.

Além disso, no Immich 1.6.1, o contêiner autônomo de microsserviços immich foi removido. Os microsserviços agora podem ser implantados dentro do próprio contêiner do immich-server, simplificando a arquitetura e reduzindo o número de contêineres necessários para a operação.

Para aqueles que desejam manter os microsserviços como um contêiner separado, ajustes podem ser feitos no arquivo docker-compose.yml que contém os detalhes atualizados da documentação.

Mas esta atualização não trata apenas de infraestrutura; também está repleto de novos recursos:

  • Detecção de imagens semelhantes: uma nova ferramenta para ajudar a gerenciar e organizar sua biblioteca, detectando e permitindo lidar com imagens duplicadas, mesmo que não sejam exatamente idênticas.
  • Transcodificação acelerada por hardware de ponta a ponta: esse recurso foi expandido para suportar processos completos de transcodificação, aumentando potencialmente o desempenho significativamente dependendo da configuração do seu hardware.
  • Miniaturas de vídeo aprimoradas: os usuários agora verão miniaturas de vídeo mais descritivas, em vez de primeiros quadros genéricos e muitas vezes inúteis.
  • Notificações estendidas por e-mail: Foram adicionados gatilhos de notificação adicionais, como adicionar a um álbum compartilhado ou quando nova mídia é adicionada a um álbum. Os usuários podem personalizar essas configurações de acordo com suas preferências.

Observação importante: os usuários são fortemente incentivados a garantir que as versões do aplicativo móvel e do servidor correspondam para evitar problemas de acesso.

Os desenvolvedores recomendam aguardar a aprovação e lançamento do aplicativo móvel nas lojas de aplicativos antes de atualizar seu servidor para esta nova versão para evitar a interrupção do serviço.

Para saber mais sobre essa versão do Immich, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Immich

O Immich está disponível na web (você pode acessar a demonstração na web em https://demo.immich.app) e nas lojas da apps do Android e iOS.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.