A Imagination apresentou sua linha Catapult de processadores RISC-V, projetados para mercados que incluem modems 5G, armazenamento, e muito mais.
O designer de chips Imagination Technologies está mudando para a arquitetura RISC-V com a introdução da nova família de processadores Catapult, que cobrirá chips que variam de microcontroladores com eficiência energética a processadores de aplicativos de alto desempenho.
Os primeiros chips já estão sendo vendidos, com mais esperados para vir no próximo ano.
A Imagination é provavelmente mais conhecida por seus processadores gráficos PowerVR, que eram usados em iPhones e iPads até que a Apple cancelou sua parceria com a empresa alguns anos atrás e começou a desenvolver GPUs internamente.
Depois disso, a Imagination colocou-se à venda e acabou desmembrando a MIPS Technologies, a divisão responsável pelo desenvolvimento de processadores usando a arquitetura MIPS.
O MIPS foi adquirido pela Wave Computing em 2018, que mais tarde declarou falência, saiu da falência… e anunciou no início deste ano que também estava se baseando na arquitetura RISC-V.
Imagination apresentou sua linha Catapult de processadores RISC-V
Sim. Com a Imagination Technologies vendendo o que era MIPS Technologies há vários anos e com a arquitetura de CPU abandonada agora, a Imagination anunciou o “Catapult” como sua nova família de processadores IP RISC-V.
De qualquer forma, de volta aos novos chips Catapult da Imagination. A empresa diz que se concentrará em quatro áreas:
- Microcontroladores (já enviados em aplicações automotivas)
- CPUs integradas em tempo real (disponível agora)
- CPUs de aplicativo de alto desempenho (chegando em 2022)
- CPUs automotivas (chegando em 2022)
De acordo com a Imagination, os novos processadores são projetados para mercados que incluem modems 5G, armazenamento, veículos autônomos, data centers e computadores de alto desempenho.
Catapult da Imagination é uma linha de CPUs RISC-V projetada para computação heterogênea e é oferecida em diferentes versões para atender às diferentes necessidades de desempenho/eficiência.
As CPUs Catapult também estão disponíveis em famílias diferentes para microcontroladores dinâmicos, CPUs integradas em tempo real, CPUs de aplicativos de alto desempenho e CPUs automotivas.
A Imagination diz que os chips apresentam núcleos RISC-V multi-threaded e oferecem muitas opções de configuração, incluindo:
- 32 bits ou 64 bits
- Até 8 núcleos coerentes por cluster
- Aceleradores personalizados opcionais
Como dito antes, os chips Catapult também são projetados para computação heterogênea, com a capacidade de trabalhar com GPU, IA e núcleos de processador Ethernet da Imagination.
Os núcleos de CPU Catapult RISC-V podem ser emparelhados com GPU, AI e núcleos de acelerador/EPP de rede neural da Imagination.
O Catapult SDK da Imagination suportará Windows, Ubuntu, CentOS e macOS, além de ter implementações de software de referência para FreeRTOS e Linux baseado em Yocto.
Catapult estará disponível em até oito núcleos RISC-V por cluster. A Imagination não compartilhou nenhuma reivindicação de desempenho como parte do anúncio de hoje.
Quanto à disponibilidade, os projetos iniciais de baixo consumo de energia estão disponíveis agora, enquanto a família de alto desempenho não estará disponível até 2020:
“A primeira família, de microcontroladores, já está sendo comercializada em GPUs automotivas de alto desempenho em SoCs de clientes da Imagination. CPUs integradas em tempo real já estão disponíveis. CPUs de aplicativos de alto desempenho e CPUs automotivas serão lançadas a partir de 2022.”
A empresa diz que também tem alguns produtos RISC-V não anunciados em seu roteiro, mas os clientes em potencial precisarão assinar um NDA para obter mais detalhes.