Imagem ISO do Xubuntu 13.10 com XMir disponível para testes

A equipe do Xubuntu ainda não decidiu se o Ubuntu sabor Xfce mudará para XMir ou continuará com o X.org na versão 13.10. Antes de tomar a decisão, isso precisa ser devidamente testado. Para fazer isso, uma imagem ISO do Xubuntu rodando em Mir e XMir foi disponibilizado para download.

xubuntu1310

De acordo com uma mensagem postada no Xubuntu-devel mailing list, a equipe vai decidir se o Xubuntu 13.10 Saucy Salamander irá mudar para XMir no final do mês de agosto:


É de extrema importância que nós façamos o máximo de testes possíveis, pois a tecnologia evolui. Precisamos entender como nosso sistema irá se comportar sob XMir, a fim de tomar a decisão final deste mês se iremos mover nosso padrão ISO do X.Org para XMir.”

XMir é uma implementação do X rodando Mir, o servidor de exibição desenvolvido pela Canonical. Como você provavelmente sabe, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander (o principal sabor do Ubuntu) passará a usar XMir por padrão, enquanto o Kubuntu e Lubuntu não mudarão para XMir na versão 13.10. Até o momento, não há nenhuma informação sobre o posicionamento do Ubuntu GNOME em relação a adoção do XMir.

Testando o Xubuntu 13.10 com XMir

Se você quiser ajudar a testar o Xubuntu com XMir, baixe a imagem ISO a partir desse link. Você não precisa instalá-lo, basta criar um pendrive de boot ou gravá-lo em um DVD.

Gostou das dicas? aproveite e conte sua experiência nos comentários das postagens, e se quiser ficar por dentro das últimas informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Gooogle+, Twitter e Facebook.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.