iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede

Conheça o iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.

O pessoal por trás da linha de mini PCs iKOOLCORE tem vendido uma linha de computadores do tamanho da palma da mão projetados para aplicações de rede (como firewalls, servidores ou gateways) desde o início de 2023.

Agora, a empresa lançou algo um pouco maior… mas também mais versátil, o iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede.

iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede

iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede
iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede

Sim. O iKOOLCORE R2 Max é um mini PC feito para aplicações de rede. O novo iKOOLCORE R2 Max é um computador de 157 x 118 x 40 mm 6,18″ x 4,65″ x 1,57″ com as mesmas opções de processador Intel N100 e Intel Core i3-N305 Alder Lake-N do menor iKOOLCORE R2 que Ian analisou no final do ano passado.

Mas o modelo mais novo e maior traz suporte para conexões de rede com fio mais rápidas, opções de armazenamento adicionais e algumas outras melhorias.

Por um lado, os modelos menores têm quatro portas Ethernet 2.5 GbE, mas o novo iKOOLCORE R2 Max tem:

  • 2 portas LAN 10 GbE (Marvell AQC113B1-C, PCIe 3.0 x2)
  • 2 portas LAN 2.5 GbE (Intel i226-V, PCIe 3.0 x1)

Outra diferença? Um gabinete maior significa que há mais espaço interno para armazenamento. Enquanto os computadores menores iKOOLCORE R1 e R2 têm espaço apenas para um único SSD M.2 2242, o R2 Max suporta dois SSDs M.2 2242/2280.

iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede
iKOOLCORE R2 Max, um mini PC feito para aplicações de rede

Dito isso, os processadores Alder Lake-N da Intel suportam apenas até 9 pistas de PCIe 3.0, e neste computador seis delas são alocadas para conexões de rede com fio. Portanto, as velocidades do SSD são limitadas a PCIe 2.0 x1.

Outros recursos incluem um dissipador de calor de cobre e uma tampa de gabinete de metal que também auxilia no resfriamento passivo, bem como suporte opcional para ventiladores duplos para resfriamento ativo e um conjunto de portas que inclui:

  • 1 x HDMI 2.0
  • 1 x USB 3.2 Gen 2 Tipo C com Modo Alt DisplayPort
  • 2 x USB 3.2 Gen 1 Tipo A
  • 1 x leitor de cartão microSD
  • 1 x entrada de energia CC

O sistema pode ser alimentado com uma fonte de alimentação CC de 120-19 V ou um adaptador de energia USB-PD de 20 V/3,25 A ou superior.

O computador tem um único slot SODIMM com suporte para memória DDR5-4800.

Embora a Intel diga que os chips Alder Lake-N suportam oficialmente apenas até 16 GB de RAM não ECC, vi muitos relatos de pessoas fazendo sistemas com esses chips funcionarem com 32 GB e, de acordo com o iKOOLCORE Wiki, o R2 Max deve suportar até 48 GB de memória.

Embora você possa teoricamente instalar o Windows no iKOOLCORE R2 Max, a empresa observa que o sistema deve suportar uma ampla gama de sistemas operacionais, incluindo OpenWrt, pfSense, OPNsense, Proxmox e outros que são criados especificamente para aplicativos de rede.

Os preços começam em US$ 299 para um modelo barebones com um processador Intel N100 quad-core ou US$ 399 para uma versão com um chip Core i3-N305. Ambas as versões também podem ser configuradas com até 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento, ou você pode trazer o seu próprio.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.