E foi lançado o IceWM 3 com suporte para janelas com guias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
IceWM é um gerenciador de janelas para o X Window System (freedesktop, XFree86), que tem como principal objetivo a velocidade e a simplicidade.
Para quem não está familiarizado com este gerenciador de janelas, basta saber que o objetivo principal do projeto IceWM é ter um gerenciador de janelas com uma boa aparência e ao mesmo tempo leve.
Esse gerenciador de janelas é muito leve no uso da memória e do uso do processador, e vem com temas que permitem imitar a interface de sistemas como o Windows 95, OS/2 e vários outros.
O IceWM é totalmente utilizável com teclado, permite alternância de aplicativos via Alt + Tab, faz um uso eficiente de recursos do PC, possui barra de tarefas e múltiplas áreas de trabalho, além de suporte a temas.
O IceWM pode ser configurado por meio de arquivos de texto simples que estão localizados no diretório inicial de cada usuário, tornando mais fácil personalizar e copiar a configuração.
O gerenciador de janelas IceWM inclui opcionalmente uma barra de tarefas, menu, medidores de rede e CPU, verificação de e-mail e relógio.
Para completar, ele pode também pode ser usado em conjunto com os ambientes GNOME, KDE e outros. Também há suporte oficial para os menus Gnome 2.xe KDE 3.x 4.x por meio de pacotes separados, várias áreas de trabalho (quatro estão disponíveis por padrão), atalhos de teclado e sons de eventos (via Painel de controle do IceWM).
Agora, o IceWM 3.0 foi lançado como a última grande atualização deste gerenciador de janelas X11 que vem sendo desenvolvido desde o final dos anos 90 com um foco particular na simplicidade e velocidade.
Novidades do IceWM 3
O IceWM 3.0 apresenta suporte para janelas com guias, várias novas opções de substituição, melhorias no IceWM-Menu-RandR, atualizações de tradução e muito mais. O principal recurso é a funcionalidade de janelas com guias.
A documentação do IceWM explica o suporte a novas janelas com guias:
“Um quadro de janela pode conter várias janelas de clientes. Para perceber isso, arraste a barra de título com o botão do meio do mouse, enquanto mantém pressionada a tecla Shift, para a barra de título de outro quadro. As duas barras de título começarão a piscar para indicar que eles podem mesclar. Solte o botão do mouse para mesclar o cliente da janela superior com o quadro inferior. Agora o quadro inferior terá vários clientes, chamados guias.”
De todas as alterações que são apresentadas nesta nova versão, podemos destacar o seguinte:
- Adicionado o suporte para janelas com guias (consulte a página de manual do icewm).
- Adicionada a opção win “ignoreOverrideRedirect”.
- Esconda a barra de tarefas com icesh -T hide.
- Imprimir uma mensagem se o icewmbg encontrar uma falha no carregamento da imagem.
- Adicionar os comandos override e focusmodel ao icesh.
- Corrigido o setWorkspace para o problema bbidulock/icewm#667.
- Melhorias no icewm-menu-xrandr.
- Esclarecida a página de manual do icewmbg sobre uma imagem por espaço de trabalho.
- Traduções atualizadas: macedônio e sueco.
Para saber mais sobre essa versão do IceWM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o IceWM 3
Para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do gerenciador de janelas IceWM, por exemplo, em sistemas baseados no Debian, eles podem fazer isso abrindo um terminal e nele digitarão o seguinte comando:
sudo apt-get install icewm icewm-themes
Em outras distribuições (e no Debian também), basta procurar por esses pacotes no gerenciador de pacotes/central de programas e instalar.
E é isso, você pode começar a usar este gerenciador em seu sistema, basta fechar sua sessão de usuário atual e iniciar uma nova, mas selecionar IceWM.
Quanto à configuração, você pode encontrar muitos tutoriais no YouTube. Até na web existem vários guias, principalmente no Ubuntu Wiki, onde recomendam o uso de ferramentas como iceme, iceconf, icewmconf e icepref.