E foi lançado o IceWM 3.6 com correções, novos recursos e atualizações. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
IceWM é um gerenciador de janelas para o X Window System (freedesktop, XFree86), que tem como principal objetivo a velocidade e a simplicidade.
Para quem não está familiarizado com este gerenciador de janelas, basta saber que o objetivo principal do projeto IceWM é ter um gerenciador de janelas com uma boa aparência e ao mesmo tempo leve.
Esse gerenciador de janelas é muito leve no uso da memória e do uso do processador, e vem com temas que permitem imitar a interface de sistemas como o Windows 95, OS/2 e vários outros.
O IceWM é totalmente utilizável com teclado, permite alternância de aplicativos via Alt + Tab, faz um uso eficiente de recursos do PC, possui barra de tarefas e múltiplas áreas de trabalho, além de suporte a temas.
O IceWM pode ser configurado por meio de arquivos de texto simples que estão localizados no diretório inicial de cada usuário, tornando mais fácil personalizar e copiar a configuração.
O gerenciador de janelas IceWM inclui opcionalmente uma barra de tarefas, menu, medidores de rede e CPU, verificação de e-mail e relógio.
Para completar, ele pode também pode ser usado em conjunto com os ambientes GNOME, KDE e outros. Também há suporte oficial para os menus Gnome 2.xe KDE 3.x 4.x por meio de pacotes separados, várias áreas de trabalho (quatro estão disponíveis por padrão), atalhos de teclado e sons de eventos (via Painel de controle do IceWM).
Agora, o IceWM 3.6 foi lançado como a última grande atualização deste gerenciador de janelas X11 que vem sendo desenvolvido desde o final dos anos 90 com um foco particular na simplicidade e velocidade.
Novidades do IceWM 3.6
Sim. Um mês após seu lançamento anterior 3.5, IceWM, o gerenciador de janelas leve para o X Window System, preferido por muitos por seu uso mínimo de recursos e alta configurabilidade, lançou sua versão mais recente, 3.6.
Esta atualização apresenta novos recursos para melhorar a interação do usuário e o gerenciamento de janelas, juntamente com várias correções de bugs e atualizações importantes para melhorar a estabilidade geral e a usabilidade.
Para agilizar as interações do usuário, o IceWM versão 3.6 agora suporta a composição de caracteres na barra de endereço usando o método de entrada X, uma adição bem-vinda para usuários que lidam com vários idiomas.
Outro recurso intuitivo é a capacidade de clicar duas vezes na borda de uma janela para maximizar apenas esse lado.
Esse recurso também se estende aos cantos das janelas, onde os usuários podem clicar duas vezes para maximizar ou restaurar a posição da janela, tornando o redimensionamento da janela mais fluido e preciso.
A nova versão inclui diversas correções que melhoram a capacidade de resposta do sistema e evitam redundância. Notavelmente, o IceWM agora ignora solicitações duplicadas do GNOME para mover ou redimensionar janelas, o que anteriormente levava a chamadas de sistema desnecessárias.
Além disso, a atualização restaura a funcionalidade de mover janelas arrastando o botão direito do mouse, um recurso que aprimora o controle do usuário sobre o posicionamento das janelas.
O IceWM 3.6 também se concentra na prevenção de erros relacionados ao gerenciamento de janelas. As alterações incluem evitar a construção de áreas de trabalho inválidas e garantir que os eventos não sejam enviados para janelas já destruídas.
Esses ajustes evitam travamentos e melhoram a resiliência do gerenciador de janelas em diversas condições operacionais.
Além disso, o IceWM parou de instalar vinculações de mouse e de criar identificadores de janelas para janelas destruídas ou órfãs, priorizando a integridade do sistema e o gerenciamento de recursos.
Por último, o IceWM 3.6 também melhora a localização com traduções atualizadas para o Cazaquistão e o Georgiano.
Para saber mais sobre essa versão do IceWM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o IceWM 3.6
Para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do gerenciador de janelas IceWM, por exemplo, em sistemas baseados no Debian/Ubuntu, eles podem fazer isso abrindo um terminal e nele digitarão o seguinte comando:
sudo apt-get install icewm icewm-themes
Em outras distribuições (e no Debian também), basta procurar por esses pacotes no gerenciador de pacotes/central de programas e instalar.
E é isso, você pode começar a usar este gerenciador em seu sistema, basta fechar sua sessão de usuário atual e iniciar uma nova, mas selecionar IceWM.
Quanto à configuração, você pode encontrar muitos tutoriais no YouTube. Até na web existem vários guias, principalmente no Ubuntu Wiki, onde recomendam o uso de ferramentas como iceme, iceconf, icewmconf e icepref.