E foi lançado o IceWM 1.9 com melhorias no aspecto visual e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
IceWM é um gerenciador de janelas para o X Window System (freedesktop, XFree86), que tem como principal objetivo a velocidade e a simplicidade.
Para quem não está familiarizado com este gerenciador de janelas, basta saber que o objetivo principal do projeto IceWM é ter um gerenciador de janelas com uma boa aparência e ao mesmo tempo leve.
Esse gerenciador de janelas é muito leve no uso da memória e do uso do processador, e vem com temas que permitem imitar a interface de sistemas como o Windows 95, OS/2 e vários outros.
O IceWM é totalmente utilizável com teclado, permite alternância de aplicativos via Alt + Tab, faz um uso eficiente de recursos do PC, possui barra de tarefas e múltiplas áreas de trabalho, além de suporte a temas.
O IceWM pode ser configurado por meio de arquivos de texto simples que estão localizados no diretório inicial de cada usuário, tornando mais fácil personalizar e copiar a configuração.
O gerenciador de janelas IceWM inclui opcionalmente uma barra de tarefas, menu, medidores de rede e CPU, verificação de e-mail e relógio.
Para completar, ele pode também pode ser usado em conjunto com os ambientes GNOME, KDE e outros. Também há suporte oficial para os menus Gnome 2.xe KDE 3.x 4.x por meio de pacotes separados, várias áreas de trabalho (quatro estão disponíveis por padrão), atalhos de teclado e sons de eventos (via Painel de controle do IceWM).
Agora, a nova versão do gerenciador de janelas leve IceWM 1.9 já está disponível e nesta nova versão várias correções de bugs foram feitas e alguns recursos também foram melhorados, bem como a depuração foi aprimorada.
Novidades do IceWM 1.9
Nesta nova versão do ambiente, observa-se que as opções “–valgrind” e “–catchsegv” foram adicionadas ao icewm-session para depuração.
Para mlterm, o suporte para a propriedade _MOTIF_WM_HINTS é parcialmente implementado para controlar a decoração da janela.
Icesh adicionou suporte para a propriedade _NET_WM_WINDOW_TYPE para definir o tipo de janela, mais o número de redesenho do título da janela foi reduzido.
Além disso, o carregamento da configuração foi otimizado, as apresentações foram simplificadas, o cronômetro de ativação da borda da barra de tarefas foi aprimorado e algumas melhorias gráficas foram feitas.
Das outras alterações que são apresentadas nesta nova versão, podemos destacar o seguinte:
- Ícones recentes adicionados a AM.
- Tipo de aplicativo inválido corrigido.
- Funcionalidade adicional removida para exibir o status ISDN.
- As classes de coleção de rede foram ainda mais compactadas.
- Os avisos do compilador são evitados no PowerPC.
- O relógio não é mais exibido a cada segundo quando não é necessário.
- Defina sinalizadores de substituição de forma consistente em YXftFont.
- A ramificação de rastreamento remoto ‘bbidulock/icewm-1-4-BRANCH’ em icewm-1-4.
- Mais uso de elipses Unicode.
- Aplicar listas negras de temas de ícones também a diretórios privados.
- Simplifique a extração do nome de base.
- Removido o suporte para dispositivos ISDN no indicador de status da rede.
- Manuseio otimizado das propriedades do Motif para evitar redimensionamento desnecessário.
- Representação aprimorada de reticências nos títulos.
- Carregamento otimizado de arquivos de configuração.
- Defina a marca de seleção para AllWorkspaces.
- Suporte _NET_RESTACK_WINDOW de 1.8.3.
- Correção para solicitações que mudam entre diferentes maximizações. Moverse_NET_RESTACK_WINDOW s
- Removidas algumas verificações do pré-processador.
- Correções para TaskBarAutoHide
- Trate as solicitações de mudança de camada por meio de actionPerformed para melhorar a consistência.
- Carregamento de configuração otimizado.
- As apresentações foram simplificadas.
- Várias correções foram feitas para criar avisos.
- Uma atualização de logevents foi feita.
- No progpath, insista em um arquivo normal.
- Solução alternativa para o comportamento não padrão do xnec2c implementado na edição 503.
Para saber mais sobre essa versão do IceWM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o IceWM 1.9
Para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do gerenciador de janelas IceWM, por exemplo, em sistemas baseados no Debian, eles podem fazer isso abrindo um terminal e nele digitarão o seguinte comando:
sudo apt-get install icewm icewm-themes
Em outras distribuições (e no Debian também), basta procurar por esses pacotes no gerenciador de pacotes/central de programas e instalar.
E é isso, você pode começar a usar este gerenciador em seu sistema, basta fechar sua sessão de usuário atual e iniciar uma nova, mas selecionar IceWM.
Quanto à configuração, você pode encontrar muitos tutoriais no YouTube. Até na web existem vários guias, principalmente no Ubuntu Wiki, onde recomendam o uso de ferramentas como iceme, iceconf, icewmconf e icepref.