E foi lançado o IceWM 1.8 com melhorias no aspecto visual e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
IceWM é um gerenciador de janelas para o X Window System (freedesktop, XFree86), que tem como principal objetivo a velocidade e a simplicidade.
Para quem não está familiarizado com este gerenciador de janelas, basta saber que o objetivo principal do projeto IceWM é ter um gerenciador de janelas com uma boa aparência e ao mesmo tempo leve.
Esse gerenciador de janelas é muito leve no uso da memória e do uso do processador, e vem com temas que permitem imitar a interface de sistemas como o Windows 95, OS/2 e vários outros.
O IceWM é totalmente utilizável com teclado, permite alternância de aplicativos via Alt + Tab, faz um uso eficiente de recursos do PC, possui barra de tarefas e múltiplas áreas de trabalho, além de suporte a temas.
O IceWM pode ser configurado por meio de arquivos de texto simples que estão localizados no diretório inicial de cada usuário, tornando mais fácil personalizar e copiar a configuração.
O gerenciador de janelas IceWM inclui opcionalmente uma barra de tarefas, menu, medidores de rede e CPU, verificação de e-mail e relógio.
Para completar, ele pode também pode ser usado em conjunto com os ambientes GNOME, KDE e outros. Também há suporte oficial para os menus Gnome 2.xe KDE 3.x 4.x por meio de pacotes separados, várias áreas de trabalho (quatro estão disponíveis por padrão), atalhos de teclado e sons de eventos (via Painel de controle do IceWM).
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do IceWM 1.8, na qual várias correções e algumas alterações são implementadas, a maioria delas para melhorias no aspecto visual, bem como correções de bugs presentes na versão anterior.
Novidades do IceWM 1.8
Nesta nova versão do gestor de janelas são apresentadas várias melhorias, das quais se destaca, por exemplo, o melhor suporte para aplicações com janelas de transição, bem como uma melhor gestão do foco de entrada nas janelas.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão do IceWM 1.8 é a melhoria do comando “Mostrar” ao exibir uma lista de janelas.
Enquanto para temas, nesta nova versão a opção MenuButtonIconVertOffset foi implementada para ajustar a posição do botão de chamada do menu.
Também podemos descobrir que o suporte foi adicionado para reorganizar os ícones reduzidos de todos os desktops na barra de tarefas.
Adicionada a capacidade de arrastar ícones encolhidos enquanto segura o botão esquerdo do mouse.
Das outras alterações que são apresentadas nesta nova versão, podemos encontrar o seguinte:
- O tamanho do botão nas notificações foi ajustado.
- Os temas NanoBlue e CrystalBlue foram redesenhados.
- Exibição aprimorada de ícones em miniatura (MiniIcons) no modo MinimizeToDesktop = 1.
- Código totalmente reescrito para localizar os ícones disponíveis.
- Adicionada a opção IconThemes para personalizar conjuntos de ícones.
- Problemas de compilação corrigidos no FreeBSD.
- Os botões do espaço de trabalho são atualizados quando os nomes dos espaços de trabalho são alterados.
- O tema NanoBlue foi atualizado e 2 arquivos de tema obsoletos foram removidos.
- O tema CrystalBlue foi atualizado e novos arquivos foram adicionados
- Os títulos das janelas foram simplificados.
- Suporte aprimorado para aplicativos de janela transitória.
- Corrigido o problema de salvar opções modificadas nas preferências.
- Corrigido o problema de opacidade na barra de título e botões de tarefas ao usar gradientes.
- Corrigir o estado da entrada de logoff no menu de logoff.
- Melhorias de eficiência na realocação do quadro quando a área de trabalho muda.
- Melhor posicionamento do botão de recolhimento para evitar uma linha branca na parte inferior da barra de tarefas.
- Um localizador de ícones completamente reescrito por Eduard Bloch que encontra muitos mais ícones.
- Uma nova opção IconThemes de Eduard Bloch para configurar suas preferências de tema de ícone.
Para saber mais sobre essa versão do IceWM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o IceWM 1.8
Para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do gerenciador de janelas IceWM, por exemplo, em sistemas baseados no Debian, eles podem fazer isso abrindo um terminal e nele digitarão o seguinte comando:
sudo apt-get install icewm icewm-themes
Em outras distribuições (e no Debian também), basta procurar por esses pacotes no gerenciador de pacotes/central de programas e instalar.
E é isso, você pode começar a usar este gerenciador em seu sistema, basta fechar sua sessão de usuário atual e iniciar uma nova, mas selecionar IceWM.
Quanto à configuração, você pode encontrar muitos tutoriais no YouTube. Até na web existem vários guias, principalmente no Ubuntu Wiki, onde recomendam o uso de ferramentas como iceme, iceconf, icewmconf e icepref.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap