E a IBM revelou o inovador chip de 2 nm, primeiro do mundo, o primeiro do mundo a usar esse processo de fabricação, sucedendo os de 5 nanômetros.
Chips fabricados usando um processo de 5 nanômetros ainda são muito novos, mas a IBM está pronta para mostrar o próximo grande sucesso. Como costuma acontecer com a tecnologia de processador, a próxima grande novidade é, na verdade, menor.
A IBM produziu os primeiros chips de 2 nm do mundo.
IBM revelou o inovador chip de 2 nm, primeiro do mundo
O chip inovador comprime 50 bilhões de transistores em uma área minúscula de 150 milímetros quadrados.
Isso coloca sua densidade de transistor em pouco mais de 330 milhões de transistores por milímetro quadrado, o que é cerca de 94% maior do que os chips de 5 nm atualmente no mercado (incluindo os processadores M1 da Apple e Kirin 9000 da Huawei).
Também é 14% maior do que os próximos chips baseados no processo 3nm da TSMC, que devem começar a ser comercializados no próximo ano.
A IBM afirma que os ganhos de desempenho e eficiência acima de 7 nm são substanciais.
Quando o músculo computacional é a principal prioridade, seus 2 nm têm um desempenho 45% melhor. Quando a vida útil da bateria estendida é mais importante, o 2nm da IBM é capaz de oferecer desempenho igual a um chip de 7nm, usando cerca de 75% menos energia.
Em seu comunicado à imprensa, a IBM afirma que smartphones com chips de 2 nm teoricamente serão capazes de oferecer até quatro dias de duração da bateria, embora seja provável que o desempenho no mundo real não seja tão impressionante.
Os rádios e as telas grandes, brilhantes e bonitas de nossos telefones ainda são os que mais consomem a bateria de um telefone, tornando o processador apenas parte da equação.
Quanto a quando você pode realmente ver chips baseados em designs de 2 nm da IBM em dispositivos que você pode comprar, isso é difícil de dizer. A IBM não fabrica mais processadores em escala, tendo vendido essa parte de seus negócios para a Global Foundries vários anos atrás.
A empresa tem parcerias de fabricação de chips com a Intel e a Samsung, no entanto. A Intel anunciou anteriormente a meta de enviar chips de 2 nm até 2027 e o mais recente avanço da IBM pode ajudar a tornar isso uma realidade.
Também pode ajudar a Samsung a produzir um sucessor para os chips de 3 nm que está se preparando para produzir em grande escala em 2022.