A IBM anunciou três novos projetos de código aberto focados em ajudar a desenvolver e publicar aplicativos para o Kubernetes mais fácil e rapidamente.
A IBM foi um dos primeiros grandes ‘players’ do mercado de informática a incentivar a adoção do sofwtare livre e de código aberto.

Agora, a IBM apresentou hoje um trio de projetos baseados no Kubernetes, construídos a partir do projeto Razee, lançado em maio.
IBM anunciou três novos projetos de código aberto! Confira!
A empresa utilizou o evento OSCON (Open Source Convention of O’Reilly) de 2019 para estrear três projetos, Kabanero, Appsody e Codewind, todos com o objetivo de ‘desenvolver e publicar aplicativos para o Kubernetes mais fácil e rapidamente’.
- Como instalar o interpretador de jogos 3D ResidualVM no Linux via Snap
- Como instalar o jogo SeriousSamClassic no Linux via Flatpak
- Wine Launcher – uma nova ferramenta para rodar jogos através do Wine
- Como instalar o cliente controlador godotGem no Linux via Flatpak
Embora, Kabanero seja o projeto estrela deste trio, vale a pena falar um pouco sobre os outros dois.
O Appsody foi projetado para ajudar os desenvolvedores a criar microsserviços para os padrões e requisitos de suas organizações, usando pilhas e modelos para estruturas e tempos de execução de software livre, fornecendo uma base para a criação de aplicativos para o Kubernetes.
As pilhas podem ser configuradas conforme necessário e, é claro, ser usadas no Kabanero, as pilhas com suporte agora são o Java MicroProfile, o Java Spring, o Node.js, o Node.js Express e o Swift.
Codewind, enquanto isso, é um projeto para fornecer extensões para IDEs, começando com o VS Code, Eclipse e Eclipse Che, para permitir que eles sejam usados em aplicativos contêineres.
A própria IBM menciona que o Codewind permite que você desenvolva em contêineres, mesmo que você não saiba como se desenvolver em contêineres.
Kabanero e Appsody usarão o Codewind.
Finalmente, Kabanero, um projeto que visa unir projetos como Knative, Istio e Tekton, com Codewind, Appsody e Razee para ‘permitir aos usuários criar, publicar e manter aplicações em Kubernetes’.
O projeto inclui ‘sistemas publicados pré-concebidos para Kubernetes e Knative, para que os desenvolvedores passem mais tempo concentrados no aplicativo e compreendam menos a infraestrutura’.
Este trio estreou alguns meses depois que a IBM lançou o Razee, uma ferramenta de código aberto para lidar com stream do Kubernetes em múltiplos clusters.

O que está sendo falado no blog
- Como instalar o jogo MAngband no Linux via Snap
- Android Auto 14.1 beta: Agora com suporte a jogos Android
- Como instalar o jogo Pacewar no Linux via Snap
- Google Tasks agora exibe contagem de tarefas incompletas
- Como instalar o pesquisador de torrent Test Tribler no Linux via Snap