Hyprland já chegou aos repositórios do Debian

Por causa das suas qualidades, combinadas com sua atual popularidade, agora o Hyprland já chegou aos repositórios do Debian.

Hyprland é um nome relativamente novo entre as ofertas de tiling compositor, mas graças aos seus recursos impressionantes, está rapidamente se tornando uma escolha popular entre os usuários Linux. Se você não está familiarizado com ele, aqui está uma breve introdução.

É um tiling Wayland compositor altamente personalizável, dinâmico e extremamente rápido, projetado para fornecer um ambiente poderoso e flexível para gerenciar janelas e áreas de trabalho.

Ele também foi criado com desempenho em mente, resultando em operações suaves, desempenho muito bom e, por último, mas não menos importante, apelo visual para os usuários.

Todas essas qualidades, combinadas com sua avalanche de popularidade, resultaram em uma mensagem bem recebida na lista de desenvolvedores do Debian, anunciando que os pacotes Hyprland pré-compilados agora foram adicionados e estão disponíveis para os repositórios instáveis ​​da distribuição.

Hyprland já chegou aos repositórios do Debian

Hyprland já chegou aos repositórios do Debian
Hyprland já chegou aos repositórios do Debian (Créditos da imagem: Hyprland Project)

Sim. O Hyprland já chegou aos repositórios do Debian. O Hyprland tiling Wayland compositor foi aceito no Debian e agora faz parte de seus repositórios instáveis.

Então, só podemos dizer uma coisa: parabéns ao Hyprland! Claro, esse compositor Wayland tem um longo caminho a percorrer daqui até os repositórios estáveis ​​do Debian, mas o primeiro e mais importante passo já foi dado.

Além disso, a aceitação do Hyprland no Debian pode ser comparada a uma porta escancarada para uma grande parte do ecossistema Linux. Sendo uma das fundações sobre as quais o mundo Linux de hoje é construído, o Debian sempre foi um fator crucial na promoção do software livre.

Adotar um determinado em seus repositórios significa que ele se tornará disponível para milhões de usuários, considerando a enorme quantidade de derivados do Debian que o usam como base. Basta mencionar o Ubuntu, por exemplo.

Então, mais uma vez, muito bem, Hyprland! Também é agradável ver que, embora o projeto seja bastante novo, ele desfruta de desenvolvimento ativo.

Por exemplo, há poucos dias, ele rompeu com sua dependência do wlroots, uma biblioteca modular de compositores Wayland, e mudou todas as suas implementações de protocolo para um modelo interno.

Além disso, o projeto adiciona continuamente novos recursos e corrige problemas. Então, considerando tudo isso, o futuro do Hyprland parece mais do que promissor.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.