Após completar oficialmente sua transição do wlroots, o Hyprland agora é um compositor Wayland totalmente independente.
Hyprland é um compositor Wayland, inicialmente construído usando wlroots, uma biblioteca básica projetada para facilitar a criação de compositores Wayland, fornecendo um kit de ferramentas abrangente de implementações de back-end, como manipulação de dispositivos de entrada ou gerenciamento de saídas gráficas.
Agora, ele completou oficialmente sua transição do wlroots, sinalizando o fim de um processo meticuloso de três meses envolvendo mais de 1.000 comentários de colaboradores.
Hyprland agora é um compositor Wayland totalmente independente
De acordo com o principal desenvolvedor da Hyprland, a mudança para a independência foi detalhada em duas fases.
O primeiro envolveu reescrever todas as implementações de protocolo, concluídas. A segunda e última fase se concentrou em reescrever a implementação de back-end, cobrindo as operações de back-end de baixo nível, como KMS, DRM e manipulação de libinput.
Com a transição, a Hyprland mudou todas as implementações de protocolo para um modelo interno, utilizando C++ para reduzir potencialmente problemas de memória e bugs encontrados anteriormente com wlroots.
Além disso, uma nova biblioteca chamada “aquamarine” foi introduzida. Ao contrário do wlroots, a aquamarine não pretende ser um concorrente direto.
Ainda assim, serve como uma camada de abstração em pequena escala para funções de back-end, facilitando o bom funcionamento dos aplicativos em compositores Wayland e sessões DRM.
Os usuários que atualmente dependem do Hyprland não têm nada com que se preocupar com esta transição, que é praticamente perfeita.
O compositor continua a oferecer suporte a todos os aplicativos baseados em wlroots, e as alterações voltadas ao usuário são mínimas, envolvendo principalmente atualizações nas opções de configuração e variáveis de ambiente detalhadas no wiki do Hyprland.
Essas mudanças aparecerão na próxima versão 0.42 do Hyprland. A ramificação git está disponível para acesso imediato para aqueles que desejam testar essas atualizações.
Para mais informações, consulte o edital do projeto.