E foi lançado o Hyprland 0.45 com inúmeras melhorias e novos recursos, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Um compositor Wayland é um Display Server totalmente autônomo, como o próprio Xorg. Os compositores Wayland não devem ser confundidos com os gerenciadores de janelas do Xorg.
E o Hyprland é um compositor Wayland dinâmico que visa fornecer um ambiente flexível, extensível e leve para desktops Linux. É um compositor Wayland dinâmico baseado em wlroots que não sacrifica sua aparência.
Projetado com personalização e desempenho em mente, o Hyprland atende usuários que desejam adaptar seu ambiente de computação precisamente às suas necessidades e preferências.
Ele fornece os recursos mais recentes do Wayland, é altamente personalizável, tem todos os recursos visuais, os plug-ins mais poderosos, IPC fácil, muito mais qualidade de vida do que outros compositores baseados em WLR e muito mais.
Agora, foi lançado o Hyprland 0.45.
Novidades do Hyprland 0.45
O Hyprland, um favorito entre os fãs de compositores de janelas de mosaico agradáveis aos olhos, acaba de lançar sua versão mais recente, 0.45, repleta de inúmeras melhorias, alguns novos recursos e, claro, dezenas de correções de bugs para tornar sua experiência ainda melhor.
A nova versão traz algumas alterações significativas para ficar atento. Por exemplo, o recurso no_gaps_when_only foi removido e substituído por regras de espaço de trabalho.
De acordo com o desenvolvedor, essa alteração não apenas desobstrui o código e reduz a chance de bugs, mas também fornece uma abordagem mais amigável ao usuário, já que o layout agora é independente de layout, o que significa que o provedor de layout não precisa mais implementar essa funcionalidade.
Além disso, as opções decoration:shadow_
foram renomeadas — confira a documentação oficial para convenções de nomenclatura atualizadas.
Em relação aos novos recursos e melhorias, o Hyprland 0.45 traz muitos deles, sendo os mais importantes:
- Cantos arredondados mais suaves : O algoritmo para arredondar bordas foi significativamente aprimorado. Isso significa que cantos, bordas e retângulos arredondados agora são visivelmente mais suaves.
- Manipulação aprimorada do cursor Nvidia : Devido a problemas persistentes, os cursores de hardware Nvidia agora são desabilitados automaticamente por padrão. No entanto, há esperança de uma correção na próxima versão 0.46.
- Recursos de grupo aprimorados : os grupos receberam novas opções, como
group_on_movetoworkspace
,merge_groups_on_groupbar
,drag_into_group
emerge_floated_into_tiled_on_groupbar
. - Suporte para hyprland-ctm-control : Isso significa que ferramentas como hyprsunset agora funcionarão perfeitamente.
- Aviso de ativo incorreto : o Hyprland agora avisará se você instalou ativos incorretamente, em vez de falhar silenciosamente e exibir uma tela preta.
- Ajuste de janela flutuante : um novo recurso de ajuste de janela foi introduzido para janelas flutuantes, tornando o gerenciamento de janelas mais intuitivo.
- Configurabilidade de expansão de textura : O comportamento padrão para expandir texturas subdimensionadas, introduzido pela primeira vez na versão 0.44 , agora é configurável.
- Nova opção de sombra : as sombras agora podem ser renderizadas de forma nítida, sem desfoque.
- Propriedades adicionais do hyprctl : Novas propriedades foram adicionadas ao hyprctl , incluindo estados de modificadores bloqueados para teclados e status de espelho para monitores.
- Melhoria na barra de erro de configuração : a barra de erro de configuração agora reservará espaço na tela em vez de obstruir sua visão.
Além disso, junto com a nova versão, alguns lançamentos relacionados também foram lançados:
- Hyprsunset v0.1.0
- Água-marinha v0.4.4
- Hyprutils v0.2.4
Para saber mais sobre essa versão do Hyprland, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Hyprland
Para instalar a versão mais recente do Hyprland nas principais distribuições Linux, consulte essa página.