E foi lançado o Hyprland 0.44 com correções e recursos melhorados, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Um compositor Wayland é um Display Server totalmente autônomo, como o próprio Xorg. Os compositores Wayland não devem ser confundidos com os gerenciadores de janelas do Xorg.
E o Hyprland é um compositor Wayland dinâmico que visa fornecer um ambiente flexível, extensível e leve para desktops Linux. É um compositor Wayland dinâmico baseado em wlroots que não sacrifica sua aparência.
Projetado com personalização e desempenho em mente, o Hyprland atende usuários que desejam adaptar seu ambiente de computação precisamente às suas necessidades e preferências.
Ele fornece os recursos mais recentes do Wayland, é altamente personalizável, tem todos os recursos visuais, os plug-ins mais poderosos, IPC fácil, muito mais qualidade de vida do que outros compositores baseados em WLR e muito mais.
Agora, foi lançado o Hyprland 0.44.
Novidades do Hyprland 0.44
Hyprland 0.44, com foco em correções de bugs e adição de alguns novos recursos para melhorar a experiência do usuário.
Entre as novas adições, os usuários agora podem aproveitar alguns argumentos de comando úteis. O novo argumento --version
permite verificações fáceis de versão do binário Hyprland, substituindo a necessidade de hyprctl version.
Da mesma forma, o novo argumento --systeminfo
facilita o acesso aos detalhes do sistema. Para aqueles que desejam personalizar sua configuração, há uma nova variável de ambiente HYPRLAND_CONFIG
, que fornece outra maneira de passar uma configuração explícita além do comando --config
.
O Hyprland 0.44.0 também introduz melhorias no layout Dwindle, incluindo a nova mensagem de layout movetoroot e a opção de configuração split_bias, aumentando a flexibilidade do layout.
Além disso, o agrupamento automático para layouts agora é configurável, fornecendo aos usuários mais controle sobre como suas janelas são gerenciadas.
Em termos de gerenciamento de camadas, uma nova ordem layerrule foi implementada para facilitar a ordenação de camadas no mesmo plano. Enquanto isso, o hyprctl ganha novas propriedades para solicitações de monitores e workspacerules, junto com uma nova solicitação de submapa.
Além disso, o Hyprland não substitui mais a variável de ambiente XDG_CURRENT_DESKTOP, introduzindo uma verificação de usuário para manter sua integridade.
Mais uma atualização notável é a implementação do protocolo single-pixel-buffer, que deve aprimorar o manuseio geral de gráficos.
Como esperado, as correções de bugs são o destaque desta versão, com foco em polir arestas e melhorar a estabilidade. As principais correções incluem:
- Cálculos de superfície : várias correções foram feitas nos cálculos de posicionamento e UV de superfície, resultando em um redimensionamento mais suave das janelas do Chromium e outros aplicativos.
- Entrada de texto : as melhorias para usuários do IME abordam vários problemas de entrada de texto, proporcionando uma experiência de digitação mais suave.
- Manuseio do XWayland : Corrigidos problemas de posicionamento incorreto e tradução de entrada incorreta quando os monitores eram desconectados e reconectados.
- Arrastar e soltar : vários casos extremos de arrastar e soltar foram resolvidos, resultando em uma experiência do usuário mais consistente.
- Deformação inicial do cursor : o bug de deformação inicial do cursor foi corrigido, o que deve eliminar movimentos inesperados do cursor.
- Estabilidade geral : Várias limpezas de base de código subjacente e correções de falhas contribuem para uma experiência Hyprland mais estável.
Para saber mais sobre essa versão do Hyprland, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Hyprland
Para instalar a versão mais recente do Hyprland nas principais distribuições Linux, consulte essa página.