E foi lançado o Hyprland 0.42 com recursos, correções e mudanças significativas. Confira as novidades dessa importante atualização.
Um compositor Wayland é um Display Server totalmente autônomo, como o próprio Xorg. Os compositores Wayland não devem ser confundidos com os gerenciadores de janelas do Xorg.
E o Hyprland é um compositor Wayland dinâmico que visa fornecer um ambiente flexível, extensível e leve para desktops Linux. É um compositor Wayland dinâmico baseado em wlroots que não sacrifica sua aparência.
Projetado com personalização e desempenho em mente, o Hyprland atende usuários que desejam adaptar seu ambiente de computação precisamente às suas necessidades e preferências.
Ele fornece os recursos mais recentes do Wayland, é altamente personalizável, tem todos os recursos visuais, os plug-ins mais poderosos, IPC fácil, muito mais qualidade de vida do que outros compositores baseados em WLR e muito mais.
Agora, comemorando dois anos de crescimento e desenvolvimento do projeto, foi lançado o Hyprland 0.42.
Novidades do Hyprland 0.42
Em um movimento ousado, o Hyprland eliminou a dependência do wlroots, uma biblioteca comumente usada no desenvolvimento de compositores Wayland que fornece funcionalidades padrão, como manipulação de saídas e entradas.
Ao desenvolver seus componentes internamente, o Hyprland visa oferecer aos usuários uma experiência única e eficiente, diferenciando-se de outros compositores que dependem do wlroots.
A inclusão do suporte à sincronização explícita nesta atualização é outro salto técnico que aumentará significativamente o desempenho da renderização e reduzirá a latência no hardware suportado.
Ele permite que o compositor gerencie o tempo das atualizações de tela com mais precisão, garantindo que o processo de renderização seja concluído antes que a tela seja atualizada — um recurso particularmente benéfico para usuários com GPUs NVIDIA.
No entanto, usuários com configurações NVIDIA selecionadas devem observar que esse recurso pode apresentar falhas e pode ser desabilitado se surgirem problemas.
Outra novidade é a introdução de uma implementação interna do XCursor, que oferece suporte a temas legados e aprimora a compatibilidade e a personalização do usuário.
Desenvolvedores e usuários precisam estar cientes de algumas mudanças drásticas. Notavelmente, as definições de configuração relacionadas ao scanout direto foram modificadas, o que pode exigir ajustes na configuração do usuário.
Além disso, o recurso “fakefullscreen” foi removido e substituído por um despachante de estado de tela cheia mais robusto. O tratamento de entrada também viu refinamentos, como emular eventos de rolagem discretos e correções para várias configurações de teclado.
Para aqueles envolvidos em empacotamento e desenvolvimento, o Hyprland 0.42 apresenta uma nova dependência: aquamarine. A atualização também remove o submódulo wlroots, alinhando-se com a remoção do wlroots como uma dependência.
Mas a nova versão não é apenas sobre grandes mudanças. Ela também inclui uma extensa lista de correções (49 no total), de pequenas falhas gráficas a travamentos significativos do sistema.
Por exemplo, uma correção notável aborda um problema com a ferramenta Hyprctl que anteriormente levava a configurações de tempo limite estendidas para acomodar certos comandos.
Para saber mais sobre essa versão do Hyprland, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Hyprland
Para instalar a versão mais recente do Hyprland nas principais distribuições Linux, consulte essa página.