HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados

Para tristeza de quem esperava poder experimentar o sistema da Xiaomi, o HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados.

Caso você tenha perdido, a Xiaomi lançou a série Xiaomi 14 na China no mês passado. Com este lançamento, a marca apresentou o HyperOS. É a nova skin Android para smartphones Xiaomi. Recentemente, também soubemos que o novo skin UX estreará globalmente em breve.

Entre os primeiros dispositivos globais a receber a atualização estão:

  • Xiaomi 13 and 13T series
  • Xiaomi 12T series
  • Xiaomi 11T
  • Xiaomi Pad 6

Mas a Xiaomi confirmou que dispositivos globais com bootloader desbloqueado não receberão a atualização do HyperOS. E o que é mais interessante é que a marca está restringindo os usuários do Xiaomi 14 para desbloquear o bootloader.

HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados

HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados
HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados

A Xiaomi fez algumas declarações sobre por que não permite que os usuários desbloqueiem bootloaders, especialmente para dispositivos com HyperOS.

A empresa diz que é “para proteger a segurança do dispositivo, evitar vazamento de dados e fornecer aos usuários uma experiência de usuário mais segura e estável”.

A Xiaomi também disse que permitirá desbloquear o bootloader em um dispositivo com HyperOS sob uma condição. O usuário precisaria solicitar permissão especial por meio do fórum da comunidade Xiaomi.

HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados
HyperOS não pode ser instalado em dispositivos desbloqueados

Agora, isso não é algo novo nos dispositivos Xiaomi. Os dispositivos MIUI, que são todos os telefones Xiaomi atuais com HyperOS, tiveram o desbloqueio do bootloader desativado.

Os usuários precisariam solicitar permissão especial para desbloquear seus telefones. Este processo também tem muitas outras restrições. Por exemplo, os usuários precisariam esperar um determinado período de tempo após a inscrição.

Mas para dispositivos MIUI, você pode solicitar permissão de desbloqueio do bootloader através de sua conta Xiaomi. Quanto aos dispositivos HyperOS, as declarações da Xiaomi deixam claro que você deve seguir etapas extras.

Se você acha que obter permissão através do fórum da comunidade, a Xiaomi tem requisitos ainda mais rígidos na China.

Os usuários chineses de dispositivos HyperOS precisarão atingir o “nível cinco” no fórum da comunidade para desbloquear seu bootloader. Os usuários também precisam enfrentar uma restrição urgente.

Isso significa que os usuários na China podem precisar apelar várias vezes para manter o bootloader desbloqueado em seus dispositivos. Além disso, há um limite de quantos dispositivos HyperOS um usuário pode desbloquear. O limite é de três dispositivos por ano.

Mas a Xiaomi não passará essas restrições aos usuários globais? A resposta é não.

A marca confirmou que as restrições acima mencionadas só são aplicáveis na China. E a marca disse que fará um anúncio no fórum de sua empresa sobre dispositivos HyperOS globais. Este post oferecerá mais detalhes.

Esta abordagem restritiva para HyperOS difere de outras marcas de smartphones.

Por exemplo, OnePlus e Google Pixel permitem que os usuários desbloqueiem seu bootloader por meio das configurações do telefone. Não existe um sistema de aplicativos, nem os usuários precisam esperar um certo tempo para desbloquear o bootloader do telefone.

Como mencionado anteriormente, a Xiaomi também é contra oferecer a atualização para dispositivos já desbloqueados.

A Xiaomi diz: “Os usuários não receberão mais atualizações do Xiaomi HyperOS se deixarem seus dispositivos desbloqueados”. Mas a Xiaomi disse que os usuários poderão receber a atualização quando bloquearem o bootloader novamente.

Esta regra se aplica a todos os dispositivos Xiaomi fora da China. Portanto, se você tiver um dispositivo qualificado com bootloader desbloqueado, deverá bloqueá-lo novamente. Caso contrário, você não receberá a atualização do HyperOS.

Para quem está se perguntando, você pode bloquear o bootloader por meio do aplicativo Mi Flash Pro. O processo leva cerca de 5 minutos e a ferramenta possui uma interface de usuário fácil de usar.

Mas observe que bloquear o bootloader excluirá os dados do telefone. Portanto, certifique-se de fazer backup dos arquivos importantes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.